sexta-feira, 1 de abril de 2011

“Plínio Salgado e Eduardo Gomes juntos na campanha presidencial de 1950”


Imagem retirada da Revista Avante, n°3, pág. 05, 1950. Nesta propaganda vislumbra-se a tentativa do Partido de Representação Popular – PRP, vincular a imagem heróica de Plínio Salgado com a do Brigadeiro Eduardo Gomes.
A VII Convenção Nacional do Partido de Representação Popular, realizada em 1949, oficializou o apoio Populista a campanha do candidato da União Democrática Nacional – UDN (1945-1965) Brigadeiro Eduardo Gomes para as eleições presidências que ocorreriam em 1950.  Esta estratégia tinha como objetivo consolidar o partido no cenário político nacional se tornando um forte adversário nos próximos pleitos, principalmente as próximas eleições presidenciais.
Houve grande empenho do partido para que o Brigadeiro fosse eleito, diversos órgãos administrativos trabalharam incansavelmente para a campanha presidencial do candidato da UDN reforçando sua figura de herói Nacional e fazendo forte apelo aos católicos de todo o Brasil, mesmo sofrendo diversos ataques infames dos seus opositores, dentre eles Carlos Lacerda que ameaçou abandonar a UDN caso o PRP apóia- se a candidatura, fato consumado posteriormente após diversas trocas de acusações, a campanha teve forte apoio popular.
A juventude do Partido de Representação Popular, através dos seus Centros Culturais da Juventude, também participou ativamente da campanha presidencial, criando comitês de campanha e promovendo debates e comícios em suas regiões.
O resultado eleitoral elegeu Getulio Vargas novamente Presidente da Republica com 3.849.040 votos validos, contra 2.342.384 votos validos do Brigadeiro Eduardo Gomes, mesmo o candidato do PRP ter saído derrotado houve um claro fortalecimento do PRP em todo o Brasil.  elegendo posteriormente maior numero de Senadores e Deputados Federais e Estaduais em suas bancadas.

5 comentários:

  1. No jornal da UDN aqui no Amazonas na década de 1950 o partido elogiava os integralistas apesar que aqui a UDN tinhas alianças com PSD do ex-governador Alvaro botelho Maia.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo, a UDN no Amazonas era muito forte, isso sem duvida colaborou para divulgação da coligação do PRP e UDN em volta da campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes para Presidência da República, em 1950. E claro que o Partido de Representação Popular se beneficiou com esta campanha sendo divulgado maciçamente não só no Amazonas mais em todo o Brasil.
    Seria muito interessante o amigo tirar fotos desse jornal e divulgar em seu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde fui naquela época em 2010 fiquei de tirar fotos do jornal porque o IGHA tinha regras. Hoje lá está liberado pra tirar fotos.

      Excluir
  3. Olá! Já que estamos conversando sobre o período de 1949/50 gostaria de pedir ao Guilherme informações sobre a posição tomada pelo PRP sobre o movimento "O Petróleo é Nosso".
    Seria possível?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Carlos Eduardo, obrigado pelo comentário, estarei nas próximas postagens abordando este importante tema.
    Caso tenha algum material para colaborar com o blog, por favor, não deixe de enviar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado.