domingo, 22 de maio de 2011

“Divulgando a campanha de Plínio Salgado”

Em uma das postagens de março (http://historia-do-prp.blogspot.com/2011/03/normal-0-false-false-false-en-us-x-none.html) abordei a reforma eleitoral que acarretou em diversos impedimentos nas divulgações das campanhas políticas, entre elas os famosos brindes eleitorais, como camisas, bonés, lápis e canetas.

Nos anos 50, estes brindes não eram proibidos, como já foi escrito anteriormente, porém encontrar os artigos que fizeram parte do cotidiano da campanha presidencial de Plínio Salgado, nos anos 50, é extremamente raro, por ser algo descartável e não colecionável na época.

Entre os famosos brindes trago aos leitores do blog o lápis divulgador da campanha de Salgado, no tom verde e na extremidade vermelha. O lápis traz o busto do candidato com as frases escrito em preto: “Para continuar qualquer um serve” e "para mudar Plínio Salgado”.

Como o leitor pode ver a propaganda é extremamente antiquada, além de sua tipografia e escolha da cor da letra estarem completamente equivocadas, por atrapalharem a leitura do possuidor do lápis. Por estes fatos e por não levar o número da legenda do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) pode-se afirmar que este serviu mal seu papel, de divulgar o Partido e seu candidato.

Abaixo as duas imagens do lápis criado pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) para divulgar a campanha presidencial do candidato Plínio Salgado, nos anos 50. 





Um comentário:

  1. Guilherme. Muito bons artigos. Vamos organizar em forma de livro. abs
    Marcus Ferreira

    ResponderExcluir

Obrigado.