quinta-feira, 2 de junho de 2011

“O Populismo unido com o Futurismo”

A trajetória da arte brasileira é fundamentalmente marcada pelas inspirações no Futurismo, movimento artístico fundado pelo poeta Fillipo Marinetti, em 1909, na França. Este movimento tinha como principais características adotar linhas urbanas e indústrias, trazendo seus desenvolvimentos para a arte.
Rompendo com as amarras do passado, o Futurismo proclamou a rebelião pela luta e a guerra, servindo como base estética para uma geração de artistas de diversos países. O Brasil é um exemplo desta influência, que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 sua eclosão.
O Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) influenciado pelo Futurismo e pelo Concretismo, movimento decorrente do Futurismo lançado em 1959, passou a utilizar ambas as influencias em suas peças de campanha para divulgação do partido e seus candidatos.
Abaixo trago dois exemplos desta estética em diferentes períodos. A primeira vinculada à revista Integralista de circulação nacional Anauê!, em maio de 1937, pág.12,  e a segunda um panfleto de divulgação da campanha de Plínio Salgado, na década de 50 para Presidente da República.
Como o leitor pode observar ambas as peças têm características parecidas e se utilizavam de linhas retas, temas urbanos e tipografia em destaque para atrair a atenção do público. Um fato curioso é que em muitas peças criadas pelo Partido de Representação Popular pôde-se fazer uma analogia à Acção Integralista Brasileira, por justamente terem semelhantes características. Em breve trarei aos freqüentadores do blog outros exemplos destas similaridades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.