quarta-feira, 20 de julho de 2011

“A importancia dos numeros para o PRP ”


Imagem do santinho da campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1950, aonde pode-se visualizar o slogan populista “Pelo bem do Brasil”.
Após a derrota do candidato apoiado pelo Partido de Representação Popular – PRP e pela União Democrática Nacional – UDN, em 1950, para Presidente da República, Brigadeiro Eduardo Gomes, o partido populista, através do Diretório Nacional, preocupado com o resultado das eleições iniciou, através dos seus Diretórios Municipais e Estaduais, um boletim estatístico urgente que possuía a finalidade de descrever os números para futuras investidas nas próximas eleições.  
O resultado deste boletim é desconhecido, porém pode-se afirmar que o caráter urgente e sua emissão terem sido pelo próprio Gabinete da Presidência, torna o documento importante por tentar traçar os principais focos dos votos populistas. Esta estratégia é utilizada futuramente pelo partido após a derrota de Plínio Salgado na campanha Presidencial, em 1955. Com o resultado em mãos Salgado iria se candidatar para Câmara dos Deputados no principal reduto aonde obteve maior concentração de votos em todo o Brasil, Paraná – PR, tendo êxito.
Acima imagem do documento emitido pelo Gabinete do Diretório Nacional, com caráter Urgente, aonde se solicita a realização minuciosa de estatística sobre o pleito presidencial de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.