sexta-feira, 26 de agosto de 2011

“A Campanha da Legalidade e o Partido Representação Popular”

No dia 25 de agosto de 2011 se comemorou em todo o Brasil a Campanha da Legalidade, um dos episódios mais marcantes da política brasileira, que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil, em 1961.

Diversos artigos, livros e pesquisas já foram realizados sobre o assunto, porem pouco se abordou a participação dos partidos pequenos, entre eles PCD, PTN, PST e PRP, nos acontecimentos que culminaram na posse de João Goulart.
Para de uma vez por todas trazer uma luz ao assunto, trago abaixo o raro artigo de Plínio Salgado, publicado para “Associados”, em 27 de abril de 1975, intitulado Ranieri Mazzili. Neste artigo temos a visão de um personagem que esteve presente no desenrolar das agitações políticas, já que em 1961, Salgado era líder da bancada dos pequenos partidos da Câmara dos Deputados Federais, fazendo parte da  comissão mista que analixou a mensagem do presidente Mazzilli, tendo inclusive designando o vice-líder da bancada, Deputado Federal Arno Arnt, para acompanhar pessoalmente o desenrolar da disputa no Rio Grande do Sul - RS.
No artigo o leitor poderá visualizar a inquietude do momento histórico que o Brasil vivia, como também um fato curioso e pouco abordado pelos biógrafos de ambas as figuras, Salgado e Mazzili eram amigos pessoais, tendo inclusive Salgado exposto em diversos momentos, entre eles em discursos no Congresso Nacional, sua admiração por esta importante figura da política nacional.
Artigo publicado pelo “Associados”, em 27 de abril de 1975, denominado Ranieri Mazzili de autoria de Plínio Salgado. Aos que desejarem obter maiores informações sobre os discursos proferidos por  Salgado em homenagem a Mazzili, podem encontrar no livro Discursos Parlamentares, seleção e introdução de Gumercindo Rocha Dorea, Série Perfis Parlamentares, Brasília, Câmara dos Deputados, 1982, v.18, p.191, 259-260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.