sexta-feira, 19 de agosto de 2011

"Código de Ética do Estudante"


O propósito de um Código de Ética é traçar as diretrizes de conduta que orientam as ações e relacionamentos dos membros de um determinado grupo ou classe social, no exercício diário de suas atividades. Este documento, portanto é a expressão máxima dos compromissos firmados com seus objetivos enraizados, que deverão inspirar todos ao redor.
Com esta idéia, realizou-se, em julho de 1947, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, um Conclave dos Estudantes Populistas, preparatório para o Primeiro Congresso Nacional do Estudante Populista, que ocorreria no próximo ano, em Campinas - SP. Durante o Conclave foi elaborado pelos Estudantes presentes e assinado pelo Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado, um documento que tinha como principio orientar os Estudantes de todo o Brasil, este documento ficou conhecido pela história como Código de Ética dos Estudantes e foi apresentado ao público no Primeiro Congresso Nacional do Estudante Populista.
Esta obra coletiva foi publicada em diversos jornais, revistas, além de ser reeditado em formato de livreto e panfleto muitas vezes. Uma das primeiras edições foi realizada pelo Comitê Nacional de Propaganda, em 1947, localizado no Rio de Janeiro – RJ, porém as maiorias das outras edições foram apócrifas, isso quer dizer, sem data. Além das edições já comentadas, durante os anos de existência do Partido de Representação Popular a legenda se utilizou do documento estudantil para propaganda dos seus candidatos nas eleições. Este documento era distribuído antes ou durante os comícios Populistas com o objetivo de arregimentar a juventude estudantil.
Infelizmente os estudos sobre os movimentos estudantis no Brasil se focam principalmente no período de 1960 e 70, no qual foi duramente reprimido pelo Regime Militar brasileiro, porém a historiografia perde por não estudar as décadas de 40 e 50, na qual houve de fato a solidez das agremiações estudantis, como um forte grupo político, com capacidade de se expressar, protestar e reivindicar por mudanças.


Acima imagem frente e verso do Código de Ética do Estudante, no formato panfleto, distribuído durante a campanha Presidencial de Plínio Salgado, nos anos 50, em Porto Alegre – RS.

Os leitores que desejarem receber por e-mail o Código de Ética do Estudante, publicado em 1947, deverão enviar o pedido para e-mail do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.