terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Bibliotecas Populistas pelo Brasil"

As Bibliotecas presentes nas sedes Municipais e Estaduais do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) tinham como objetivo preservar e disponibilizar material bibliográfico aos doutrinadores e estudiosos que pertenciam aos quadros do partido.  Estes acervos eram de responsabilidade do Diretório Nacional, que previamente deveria autorizar a presença dos títulos nas estantes das bibliotecas populistas pelo Brasil.

O Diretório Nacional do PRP na tentativa de popularizar os títulos recomendados para as Bibliotecas Municipais e Estaduais do partido irá divulgar sua lista de sugestões de livros nos principais periódicos do Partido de Representação Popular, dentre eles, A Marcha, Idade Nova e Monitor Populista. Muitos destes títulos são curiosos por trazer obras de doutrinadores estrangeiros, que possuíam em comum o combate ao Comunismo, dentre eles Leão Ramos, Antônio Sardinha e Oliveira Salazar.  


Acima imagem parcial do Jornal Monitor Populista, publicado no dia 30 de maio de 1951, ano I, n°3, página 11, no qual traz a recomendação aos Diretórios Municipais sobre os principais livros que deveriam estar em suas Bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.