sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Uma Fotografia Histórica, Plínio Salgado, Presidente do Partido de Representação Popular"

Durante a ausência de Plínio Salgado do Brasil, auto-exilado em Portugal, os Integralistas e simpatizantes do movimento seguindo ordens do seu representante no Brasil, Raymundo Padilha, irão se aproveitar da fragilidade e posteriormente fim do Estado Novo (1937-1945) para organizar uma legenda partidária capaz de indicar candidatos para as próximas eleições, esta legenda foi intitulada com o nome de Partido e Representação Popular – PRP (1945-1965).

Em seu primeiro ano de existência a agremiação não possui formalmente em seu quadro seu principal líder Plínio Salgado, este ainda auto-exilado em Portugal, está situação só foi sanada em 1946, após o regresso do líder Integralista ao Brasil, que logo em seguida, no dia 28 de outubro de 1946, durante evento solene no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi empossado Presidente Nacional do Partido de Representação Popular.  

Na imagem acima a Revista Avante! , n°02 de fevereiro e abril de 1950, traz na página 26 importante registro histórico desta solenidade, notam-se na imagem figuras importantes do movimento Integralista, entre elas, Mayrink, Raymundo Padilha, Loureiro Junior, João Carlos Fairbanks e Goffredo da Silva Telles Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.