segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Revista de História da Biblioteca Nacional debate mitos e verdades de Jânio e Jango"


Hoje venho divulgar aos leitores do blog Populista uma das ultimas oportunidades do ano para os interessados participarem do debate sobre Jânio Quadros e João Goulart, personagens estes que se entrelaçam na história do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965).
Segue abaixo texto sobre o evento que ocorrerá no dia 29 de novembro, terça-feira, às 16:00 horas, na Biblioteca Nacional, com a participação dos professores e historiadores Lucilia de Almeida Neves Delgado e Jorge Ferreira.
-----------
Um dos momentos mais críticos de nossa história contemporânea, o golpe de 1964 ainda guarda detalhes desconhecidos para a maior parte da população. Aspectos como a obscura renúncia de Jânio Quadros e o turbulento governo de João Goulart são pouco valorizados em estudos e pesquisas. Para trazer luz ao assunto, a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) realiza no próximo dia 29 de novembro, terça-feira, às 16h, debate do tema “Jânio e Jango: a renúncia, o golpe e os mitos”, com a participação dos professores e historiadores Lucilia de Almeida Neves Delgado e Jorge Ferreira, autor de recente e bem sucedida biografia de Jango, fruto de dez anos de pesquisa e que mostra uma face pouco conhecida do ex-presidente.

O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

Os palestrantes: Lucilia de Almeida Neves Delgado é professora da Universidade de Brasília (UnB) e coautora da coleção “O Brasil Republicano”. Na edição de novembro da RHBN publicou artigo Jânio Quadros e seu meteórico governo. Jorge Ferreira é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de “João Goulart: uma biografia”, livro fruto de dez anos de pesquisa e que mostra uma face pouco conhecida do ex-presidente.

O evento: Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

A revista: Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz a cada mês reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação é mensal e distribuída em bancas de todo o país. Seu conselho editorial é formado por Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, João José Reis, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lilia Schwarcz, Luciano Figueiredo, Marcos Sá Corrêa, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen e Ronaldo Vainfas.

Serviço: Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 29 de novembro, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.