sábado, 10 de março de 2012

“XV Encontro Regional de História – ANPUH / RJ”

Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, este é o tema do XV Encontro Regional de História da ANPUH / RJ que será realizado nos dias 23 e 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professor, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, localizada na cidade de São Gonçalo.

Durante o evento ocorrerão diversos simpósios temáticos, minicursos, conferências e lançamentos de livros, entre eles se destacando o simpósio intitulado “História dos Partidos e Movimentos de Direita” coordenado pela Professora Doutora Márcia Regina da Silva Ramos, segundo a ementa disponível no portal da ANPUH “este Simpósio buscará reunir sob o tema História dos Partidos e Movimentos de Direita, pesquisas que abordem o estudo de organizações, grupos, partidos políticos e outras instituições que possam ser identificados entre critérios reconhecidos nos conceitos de “Direita”. Aqueles que, ao defenderem a manutenção do status quo, têm a pretensão do exercício da autoridade e da força, que congregam elementos de conservadorismo, da anti-democracia e/ou de sua farsa. Entre movimentos e partidos deste tipo, o integralismo, fascismos, “neo” nazismo, skinheads de extrema direita, grupos tradicionalistas, entre outros, podem ser identificados como aqueles que vêem na defesa de ações e ideais autoritários, o meio para a manutenção da “ordem” como preservação de valores que lhes são específicos.

Portanto, este evento é uma excelente oportunidade para os pesquisadores e curiosos sobre o tema trocarem informações e ampliarem seus conhecimentos sobre a temática, além é claro de publicarem os seus trabalhos. Os interessados poderão se inscrever pelo portal: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.