quinta-feira, 10 de maio de 2012

“Acervo Integralista presente na Fundação Biblioteca Nacional é gravemente danificado”

Trago hoje uma importante informação aos pesquisadores sobre a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) enviada por um leitor do blog Populista, segundo o e-mail recebido foi danificado o acervo de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, localizado no Centro do Rio de Janeiro, devido ao rompimento da tubulação do ar condicionado, no setor que armazena a seção de periódicos, aonde são guardados mais de cinco milhões de peças, segundo dados da própria fundação.  

Esta informação por si só já é importante, tendo sido inclusive amplamente divulgada nos meios de comunicação, porém para os pesquisadores sobre o tema supracitado as noticias são estarrecedoras, segundo consta no e-mail a coleção da revista ilustrada Anauê! (1935-1937), que estava presente na seção de periódicos, foi gravemente danificada, sendo ainda impossível mensurar os danos causados pela deterioração promovida pelo vazamento. Infelizmente as revistas ainda não se encontravam digitalizadas, diferente dos jornais A Offensiva (1934-1938), porém sabe-se que há um esforço por parte da direção da instituição para solucionar o vazamento e iniciar o processo de recuperação do acervo atingido.

Um dado curioso sobre as revistas Anauê! presente no acervo da Fundação Biblioteca Nacional, a instituição não possuía a coleção completa, e os periódicos foram fruto de doações de Integralistas, que pretendiam com esta ação disponibilizar parte da produção jornalística da Acção Integralista Brasileira aos pesquisadores que buscam informações sobre a história do Integralismo, e tinham grande dificuldade em encontrar material.

Acima imagem da capa da revista ilustrada Anauê!, n°16, ano 1937, dirigida no periodo pelo camisa-verde membro do Diretorio Nacional da Acção Integralista Brasileira Sr. Manoel Ferraz Hasslocher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.