terça-feira, 14 de agosto de 2012

“Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro – IIRio realiza evento sobre Integralismo”


O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro – IICRio, em conjunto com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio, estarão realizando em ocasião aos 90 anos da marcha sobre Roma, evento histórico que culminou na nomeação de Benito Mussolini (1883-1945) ao cargo de Primeiro Ministro da Itália, em 1922, uma ampla mesa de discussões sobre o tema, aberto a estudantes e pesquisadores que discutirão as influencias da doutrina Fascista na Itália e no Brasil.
Entre os diversos convidados presente no evento destacam-se os professores João Fábio Bertonha e René Gertz, que possuem diversos trabalhos publicados sobre Integralismo. Em especial indico aos freqüentadores do blog Populista o livro “O Estado Novo no Rio Grande do Sul”, escrito por Gertz e publicado pela editora UPF, no qual faz um apanhado sobre o aparelho repressivo criado pelo Estado Novo (1937-1945), abordando principalmente a intensidade da perseguição na região.
Lembro a todos que o evento e aberto ao público, abaixo a programação e endereço:
21/08
14h00 – O Fascismo como novo modelo político / Prof. Giordano Bruno Gerri, Universidade de Roma / Debatedor: Massimo Sciarretta – UniRio.

28/08
14h00 – A esquerda e o Fascismo: do Biênio Vermelho à Resistência / Prof. Giorgio Sacchetti, Universidade de Padova / Debatedor: Prof. Ricardo Salles – PPGHS-UERJ/UniRio.

04/09
14h00 – Futurismo e Fascismo, Arte e Política / Prof. Orlando de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Debatedor: Profa. Márcia Chuva – UniRio.

11/09
09h00 – Mesa-redonda: Fascismo e Antifascismo no Brasil, A “Diplomacia Paralela” de Mussolini. Política, emigração e cultura num projeto imperial, 1922-1940 / Prof. João Fábio Bertonha, UEM.
A Frente Única Antifascista no Brasil / Prof. Ricardo Figueiredo de Castro, UFRJ.
Antifascismo italiano no Brasil e as esquerdas: uma genealogia – Prof. Carlo Romani, UniRio.

11/09
14h00 – Mesa-redonda: Integralismo, Nazismo e Neofascismo
O Neofascismo – Prof. Francisco Carlos Teixeira da Silva, UFRJ
Integralismo e Nazifascismo no Sul do Brasil – Prof. René Gertz, PUCRS
Teoria da História e Historiografia do Holocausto: o problema da continuidade histórica – Prof. Pedro Caldas, UniRio.

Endereço: UniRio – Av. Pasteur, n°458 – Auditório Paulo Freire (CCH) – Urca, Rio de Janeiro – RJ, maiores informações: fascismo90@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.