terça-feira, 21 de agosto de 2012

“Livro de Veterano dos Centros Culturais da Juventude e lançado na ANPUH-SP”


 
A Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, nos dias 03 a 06 de setembro de 2012 estará realizando o XXI Encontro Estadual de História – ANPUH-SP,  intitulado “Trabalho, Cultura e Memória”.  Durante o evento foram selecionadas diversas publicações para serem lançadas no decorrer dos trabalhos, dentre elas o livro “Nazismo tropical? O Partido Nazista no Brasil” da pesquisadora, integrante do Grupo de Estudos Integralistas – GEINT, Profa. Ana Maria Dietrich.
Outro livro selecionado, listado para ser novamente lançado na ANPUH-SP, e a autobiografia “Memórias de um ex-seminarista” do escritor veterano do Centro Cultural da Juventude Jackson Figueiredo, entidade ligada à Confederação dos Centros Culturais da Juventude – CCCJ, Sr. Rufino Levi D´ Avila.  Inclusive, este livro já foi motivo de outras postagens neste blog, sendo lançado na ANPUH-RJ, como o leitor pode conferir no endereço: http://www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-veterano-dos-centros-culturais.html
Abaixo a apresentação do evento (www.encontro2012.sp.anpuh.org):
“Cumprindo a tradição de dividir entre as universidades públicas a responsabilidade de abrigar o Encontro Estadual que a ANPUH-SP realiza em sistema de rodízio, a cada dois anos, nos intervalos dos simpósios nacionais, coube à UNICAMP/Campinas sediar o evento, ora em sua vigésima primeira edição. O tema escolhido no último encontro (UNESP/Franca, 2010) – Trabalho, Cultura e Memória – será abordado nas conferênciais, servindo também de inspiração, no âmbito dos seminários temáticos, para a maioria dos trabalhos apresentados.
O Encontro é oportunidade ímpar para reunir professores, pesquisadores, e estudantes, promovendo intercâmbio de idéias e experienciais sobre tema que põe à prova, mais uma vez, a possibilidade de responder a problemas complexos em plurais que não são freqüentemente submetidos, nos vários ambientes de nossa atuação profissional: da sala de aula das escolas de ensino fundamental, médio e superior ao acervo das instituições de custódia de documentos. De todos eles partem, a rigor, insumos capazes de tornar férteis e pertinentes as incursões que, por dever de ofício, fazemos em direção ao passado, nesse caminho de mão dupla que se alimenta das contradições do presente. Eis a razão por que, dentre os objetivos do evento, cumprem destacar a reflexão sobre papel do historiador em suas múltiplas possibilidade de intervenção, notadamente nas áreas educacionais, políticas e cultural.
Conferênciais, seminários temáticos, mesas redondas, cursos e pôsteres, serão apresentados ao longo da semana, expondo as diferentes tendências da historiografia brasileira. Além da discussão verticalizada das questões metodológicas e teóricas sugeridas pelos temas e suas respectivas abordagens, tais atividades incidem também sobre os problemas referentes ao ensino de graduação e de pós-graduação. Nesse particular, o Encontro privilegia a correlação existente entre a produção do conhecimento histórico, de um lado, e o conteúdo do ensino de História em todos os níveis do sistema formal de educação, de outro. Tal preocupação estará expressa na Paula da reunião do Fórum de Graduação que privilegiará a discussão sobre temas relevantes para a formação do profissional de História em sua relação com demandas sociais e com as políticas públicas relacionadas à área.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.