quarta-feira, 7 de novembro de 2012

“Exame do Ensino Médio – ENEM faz referência à Acção Integralista Brasileira”


O Exame do Ensino Médio – ENEM de 2012 está em voga atualmente, mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram os exames, em todo o país, segundo dados do Ministério da Educação – MEC, como não podia deixar de ser, diversos temas foram abordados sobre a história do Brasil, durante o 1° dia das provas, na área destinada a Ciências Humanas. As provas anteriores são uma importante maneira de aferir o conhecimento dos alunos, diversos cursos preparatórios realizam uma compilação das principais perguntas e aplicam durante seus simulados.
 
 Em 2010 o ENEM se caracterizou pela sua diversidade de temas sobre a história Nacional, dentre os temas abordados se encontravam a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937). Na prova amarela, questão 30, p.12, foi questionada sobre o perigo Comunista e a possibilidade do Governo Federal, resguardando a segurança do Brasil, instaurar um Estado de exceção, realizado em novembro de 1937 pelo até então Presidente Getúlio Vargas, denominado pela historiografia como Estado Novo (1937-1945).

É importante analisar que o exame realizado em 2010 não poupou Getúlio Vargas da cunha de Ditador, algo interessante já que no segundo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva o então Presidente tentou se associar à ícones da história brasileira durante suas propagandas oficiais, dentre elas Vargas.


Acima imagem da prova amarela, questão 30, p.12, retirado do Exame do Ensino Médio – ENEM, de 2010, para maiores detalhes sobre o exame, acesse:
www.elitecampinas.com.br/gabaritos/enem/enem2010_prova_amarela_GAB_novo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.