segunda-feira, 5 de novembro de 2012

“Saudades e lembranças, tributo ao jornalista Integralista Pimentel Junior“

Em 2012 o poeta, jornalista, escritor e Vereador José Pires Pimentel de Oliveira Junior, mais conhecido como Zezé Pimentel, completou quarenta e sete anos do seu falecimento. Nascido em Rio Claro - SP, no dia 08 de dezembro de 1905, destacou-se na política regional/nacional durante seu mandato como Vereador pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) no período de 1956-1959, no qual ocupou a Presidência da Câmara Municipal de Rio Claro, tendo como foco a aprovação de inumeros trabalhos em prol da coletividade.
 
Durante a sua juventude, como inúmeros outros jovens da região, participou assiduamente da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo um dos seus fundadores no interior do Estado, em parceria com o camisa-verde Dr. Godofredo Pignataro Jr. Durante as reuniões profissionais utilizou-se da sua profissão, como ferroviário da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, para difundir a doutrina Integralista na classe operária, onde trazia consigo um pequeno caixote, cujo subia para proferir os discursos em prol da doutrina do Sigma aos presentes.
 
Como jornalista e escritor foi redator-chefe do magazine rioclarense "Novidades"; correspondente das revistas "O Malho", "Careta" e "Fon-Fon" do Rio de Janeiro, além de autor de inúmeros livros de crônicas e poesias, dentre os quais, o livro "Rio Claro tem Petróleo" que projetou o Municipio nacionalmente fazendo com que o Governo Federal destacasse uma equipe de técnicos da Petrobrás a região.
 
Em 2009 a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do projeto de Lei n°1096 denominou o trevo rodoviário localizado no Km 176,700 da Rodovia Washington Luiz (SP310) de Vereador Pimentel Junior, esta porém não foi a única homenagem, o Estado de São Paulo, como o Município de Rio Claro - SP, colecionam diversos tributos a este ilustre Rioclarense, como a Pinacoteca Municípal Pimentel Junior.
 
 
Acima imagem da reportagem publicada no jornal Diário do Rio Claro, terça-feira, 29 de maio de 2012, intitulada "Tributo ao Jornalista e Poeta Pimentel Junior", escrita pelo Perito Judicial em Arqueologia e Documentação Histórica Sr. Anselmo Ap. Selingardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.