sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

“Centenário do nascimento de Hitler associado ao Integralismo em debate de televisão”


Hoje saio um pouco do tema para falar sobre a reestruturação do Integralismo no Brasil. Sempre que alguma mídia busca abordar o Nazismo ou Fascismo no Brasil ocorre uma associação simultânea ao Integralismo, como se as doutrinas fossem correlatas, este fato ocorre devido aos anos de perseguições impostos pelo Estado Novo (1937-1945) já que muitas das denuncias remontam ao período.  Infelizmente essa associação, praticamente automática, cria dificuldades aos pesquisadores e curiosos em compreender o tema, agravando-se com a publicidade e disseminação que a mídia alcança.

Em 1989, no centenário de Adolf Hitler a emissora de televisão Bandeirante promoveu um debate, sobre a regência da repórter Silvia Popovicc, no qual diversos participantes opinaram sobre Nazismo e seu principal líder, com a participação do Sr. Anésio Lara, figura polemica, já abordada em outra oportunidade no blog Populista.  

Na tentativa de esclarecer o grande público sobre os fatos, principalmente a participação equivocada do Sr. Anésio Lara, os principais expoentes da reorganização do movimento Integralista, em abril de 1989, prepararam um comunicado a impressa relatando a realidade dos fatos, tentando assim colocar um fim no desastrado debate. Infelizmente o comunicado não alcançou a projeção esperada, porém ele é um importante documento para restruturação do Integralismo, trazendo a interpretação da doutrina do Sigma de dois importantes personagens da história do movimento a Sra. Carmela Patti Salgado, viúva de Plínio Salgado e Maria Amélia Salgado Loureiro, filha de Plínio Salgado, além do Dr. Genésio Pereira Filho, sobrinho de Plinio Salgado e ex-presidente do Diretório Regional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965). 



Acima documento assinado por diversas figuras públicas do Integralismo referente ao debate sobre o Centenário de Adolf Hitler, exibido na rede de televisão Bandeirantes.

Para assistir o debate, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=w1deY3-UGqM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.