quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

“Irradiando o Integralismo brasileiro no exterior”


Há algumas semanas um universitário iniciando sua pesquisa para conclusão do bacharelado em história, pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, me indagou, através do e-mail do blog Populista, se saberia expor algo sobre as pretensões da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) em expandir para o exterior a revolução do Sigma. Estando justamente no exterior, aproveitando o período do carnaval, creio que seja o momento oportuno para responder as duvidas do estudante.

O Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira Plinio Salgado não via motivo para não tornar publica, em todo o mundo, a Doutrina Integralista. Desta forma, através de uma resolução presidencial, criou a Secretaria Nacional das Relações Exteriores – S.N.R.E com o objetivo de divulgar o movimento e dar a oportunidade aos brasileiros residentes no exterior a possibilidade em participar das fileiras do Sigma. Com estes objetivos foram criados os núcleos Integralistas de Montevidéu  Buenos Aires, Philadelphia, Genebra, Zurique, Porto, Berlim, Varsóvia e Roma, tendo ainda coordenações nas seguintes cidades: Nova Orleans, Washington, Paris, Tóquio, Santiago do Chile, Las Palmas e Lisboa, conforme noticiou o Diário Oficial da AIB Monitor Integralista, página 07, n.22, 1937.

Além deste objetivo a Secretaria era responsável por manter intercambio com diversas organizações sociais, politicas e culturais que comungavam o combate ao materialismo, liberalismo e comunismo, abrindo assim a possibilidade de criação de uma frente única contra estes adversários, similar ao realizado pelo Comunismo idealizado através do Komintern. 


Acima cabeçario do periódico Monitor Integralista, jornal obrigatório nos núcleos Integralista, sendo este a principal fonte de informações internas entre os militantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.