quinta-feira, 21 de março de 2013

"A Presença do Partido de Representação Popular na Cidade Imperial de Petrópolis"


A cidade Imperial de Petrópolis, localizada no Estado do Rio de Janeiro, durante a existência da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), teve papel de destaque por ser um pólo disseminador da Doutrina do Sigma na região. Devido a essa característica foi o local escolhido pelo Chefe Nacional Plínio Salgado para sediar o 2° Congresso Integralista da Acção Integralista Brasileira, no dia 07 de março de 1935, recebendo o titulo durante o evento de “Cidade Integralista”.

Nos anos 1950 a região demonstrou que os pensamentos e ideias da década de 1930 se encontravam raizadas na população local, elegendo para Câmara Municipal de Petrópolis o Vereador do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Dr. Paulo Maurity. Filho do Almirante Maurity, herói da Guerra do Paraguai, que comandou o Monitor Alagoas durante a heroica batalha de Humaitá, cursou a cadeira de engenharia se formando e exercendo a profissão durante toda sua vida. 

Seu mandato foi marcado por projetos na infraestrutura, transporte e agropecuária, tendo como consequência sua eleição para Presidência da Câmara Municipal, trazendo grandes benefícios à região, ocupando o cargo de Prefeito efetivo durante o impedimento do Prefeito eleito. Dr. Maurity defendeu arduamente a valorização de politicas públicas em prol do Municipalismo, bandeira esta do Partido de Representação Popular.


Acima imagem retirada da revista Avante!, n° 02, página 56, ano 1950, do Vereador Dr. Paulo Maurity, eleito pelo Partido de Representação Popular na cidade de Petrópolis - RJ, ocupando o cargo de Presidente da Câmara Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.