terça-feira, 30 de abril de 2013

"II Parte: Integralistas conspiradores tentam golpe contra o Estado Novo no Município de Dobrada - SP"


Na última postagem comentei sobre o fato de alguns Integralistas no Município de Dobrada – SP, em 1937, terem sido confundidos com conspiradores que tentariam derrubar o Estado Novo (1937-1945). A confusão promovida pelo ódio cego da Policia Política de Filinto Müller fez com que não só esses mas muitos outros camisas-verdes pelo Brasil sofressem perseguições, torturas e até mesmo o doloroso exílio.

Aproveitando a oportunidade que o blog Populista me permite, trago aos frequentadores a continuidade do interessante artigo escrito pelo saudoso camisa-verde Oswaldo Tagliavini, publicado no Jornal do Comercio de Matão, no dia 08 de setembro de 1995. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a figura ímpar deste camisa-verde pode encontrar maiores informações no livro escrito pelo pesquisador Prof. Marcus Ferreira, intitulado “O Integralismo na Cidade de Matão”, disponível no site www.estantevirtual.com.br.

Abaixo transcrevo a segunda parte do artigo, nota-se que muita das referências feitas pelo autor já foram abordadas no blog, porém pouco divulgadas pela academia que estuda o tema:

INTEGRALISTAS CONSPIRAM CONTRA O "ESTADO NOVO" EM DOBRADA; PARECE UMA "PIADA", MAS É VERDADE... (CONTINUAÇÃO)
MAIS UMA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MATÃO NÃO CONHECIDA...

Estavam nossos companheiros injustamente presos na Cadeia local, e eu, como integralista, fiel, sempre ia visitá-los, e como era menor, pois tinha menos de vinte e um anos, que era a idade de maior naquela época, aproveitava para criticar a atitude dos policiais da Ditadura, prendendo, sem motivo, brasileiros pacatos e patriotas, só por serem Camisas-Verdes, e nada ser provado contra os mesmos. E assim fomos vivendo, desde o fatídico 10 de novembro de 37, até a volta dos pracinhas da Itália, que foram lutar e derramar seu sangue contra o Totalitarismo Nazista e Fascista.

Ninguém sabe que muitos foram os Camisas-Verdes que também lutaram contra o Eixo-Roma-Berlim-Tóquio.

Mas eu, que acompanhei, tudo o que estava acontecendo, sei que o Capelão de nossos Pracinhas, Frei Orlando, franciscano, que lá morrera, era Integralista, tendo até jurado fidelidade ao nosso Ideal, ao substituto do Chefe Plínio Salgado, que estava no exílio, na pessoa do Dr. Raimundo Padilha, então representando o Chefe Nacional. Ninguém sabe também, que o integralista, Comandante Gerson de Macedo Soares, era Chefe da Marinha Brasileira no Atlântico Norte, assim como o General Newton Cavalcante, também integralista era o Chefe do Exército Brasileiro no Nordeste brasileiro. Após estas breves dissertações sobre a posição dos Camisas-Verdes no período da Guerra, tenho ainda a dizer, que tenho em meu poder, Manifestos de Plínio, enviado aos companheiros, para que apoiassem o então Governo brasileiro, apesar de tudo que fizera contra nós, porque no momento, ele representava a Nação brasileira em Guerra. É por isso que chego até a me irritar, ao ler, ou ouvir nos Meios de Comunicação, tantas calúnias a respeito dos Integralistas, e seus Chefes. Um dia, estes "críticos", e jornalistas irão desaparecer, e alguém mais Honesto e Verdadeiros, irão reestudar nossa História, e poderão constatar quanto foram injustos com os Camisas-Verdes, que só desejaram sempre, a liberdade e felicidade de nosso povo.

Após vários dias de prisão na Cadeia local, foram nossos companheiros, Groppa, Pedro Tagliavini, Nagip Kfouri e o Padre Edmundo Cortes, sem a menor intervenção do então Bispo Diocesano, D. Gatão Liberal Pinto, que por sinal, era liberal mesmo, por pertencer ao velho Partido Republicano, o qual, segundo me afirmara vários anos depois meu irmão Pedro, que ele nem quizera ouvir o Padre Edmundo em confissão. Pois nada devia, tanto ele, como seus companheiros de prisão. De Matão, como se fossem elementos perigosos, foram enviados para o Presídio do Paraiso, em São Paulo, onde permaneceram 17 dias, não sabemos porque, e nem como foram libertados. O mais inconformado deles, era o companheiro Nagip Kfouri, que "chingava" revoltado, a polícia do chamado "Estado Novo", porque estavam cumprindo uma pena, quando nada deviam...

A respeito desta, e de milhares de outras prisões e mortes e exílios de Camisas-Verdes, os tais defensores dos Direitos Humanos, talvez nunca procuraram fazer qualquer investigação, para levarem ao conhecimento do povo brasileiro, o quanto sofreram os integralistas, durante a Ditadura Getulista do Estado Novo.

"É o eterno uso dos dois pesos e duas medidas". De todas as formas, procuraram inocentar e defender comunistas confessos, e até guerrilheiros, assaltantes de Bancos etc... Para nós, só silêncio ou mentiras, até nas Faculdades e Universidades, que deveriam primar pelo amor à Verdade Histórica. Como afirmaram Plínio Salgado no seu último artigo, antes de falecer, Por que me Odeias, que ainda irei dar à publicidade, por ser uma espécie de Testamento do Fundador do Integralismo, e publicado em "O Diário de São Paulo".

Por hoje, fica por aqui, a "História" desconhecida, da "Conspiração Integralista em Dobrada". Com que Armas?... Como esta, existem milhares de Histórias que os Integralistas poderiam levar ao conhecimento do povo brasileiro, se na maioria, não teriam cruzado os braços e a mente, numa atitude até covarde, ou de desânimo ante tanta dificuldade...

Por Cristo e Pela Nação, prosseguiremos na nossa pregação, enquanto Deus nos der vida, e houver espaço para desvendar tantos segredos...

5 de setembro de 1955
OSWALDO TAGLIAVINI
Arquivista Aposentado da Prefeitura Municipal de Matão


Acima segunda parte do artigo publicado pelo Jornal do Comercio de Matão, no dia 08 de setembro de 1995, de autoria do camisa-verde Sr. Oswaldo Tagliavini, intitulado"Integralistas conspiram contra o "Estado Novo" Em Dobrada; Parece uma "Piada" mas é verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.