sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Integralistas conspiradores tentam golpe contra o Estado Novo no Município de Dobrada - SP"


Para quem gosta da história do Brasil, trago hoje um artigo publicado pelo saudoso camisa-verde Sr. Oswaldo Tagliavini, vinculado no Jornal do Comercio de Matão, no dia 08 de setembro de 1995,  sobre uma suposta conspiração de Integralistas contra o Estado Novo (1937-1945) no antigo Distrito de Dobrada - SP.

Este artigo, desconhecido pela maioria dos curiosos e pesquisadores sobre o Integralismo traz uma análise diferenciada sobre um fato trágico relatado pelo autor do texto, e as conseqüências nefastas aos supostos conspiradores, que tiveram seus direitos civis tolhidos, sem justificativa, sendo trancados na carceragem de Matão e posteriormente transferidos para o Presídio do Paraíso, em São Paulo, por 17 dias, cumprindo uma pena sem que nenhum crime tivessem cometido, ou mesmo submetidos a nenhuma ação penal.

O fato narrado de forma cômica pelo autor nos traz uma análise diferenciada de um período marcado pelas atrocidades da Delegacia Especial de Segurança Política e Social - DESPS, chefiada por Filinto Muller, um dos principais homens do novo regime, este acontecimento ocorreu em inúmeros locais do Brasil, porém sem que houvesse até os dias de hoje a devida publicidade, como no caso do assassinato dos Integralistas rendidos no fatídico 11 de maio de 1938, único evento, durante toda a ditadura do Estado Novo, que objetivava o retorno á democracia.

Abaixo transcrevo a primeira parte do artigo para facilitar a leitura aos freqüentadores do blog Populista, na próxima postagem trarei o complemento:

"Integralistas conspiram contra o Estado "Novo" Em Dobrada"
UM POUCO DE HISTÓRIA DA VIDA DOS CAMISAS-VERDES PARECE ATÉ UMA "PIADA, MAS É VERDADE...

Como Camisa-Verde, que viveu todos os grandes fatos da História do Integralismo, não poderei deixar de narrar mais este fato histórico de nossa cidade, desconhecido pela maioria absoluta de nosso povo. O antigo Distrito de Dobrada, como já afirmei no artigo comemorativo do 21 de agosto de 34, fôra um grande reduto Integralista, sempre elegendo um Vereador Municipal para a Câmara de Matão. Quando Plínio Salgado, em 1895, fôra candidato à Presidência da República obtivera no Distrito, mais ou menos 150 votos, sem despesa alguma. Ainda irei contar fatos a respeito de sua candidatura, que tem relação com Matão, que parece ser uma cidade pioneira, em muitas coisas... boas ou não.

Vamos aos fatos da "Conspiração Integralista?" em Dobrada. No ano de 1938, após o "fatídico" Golpe do "Estado Novo", de Vargas, o jovem Vigário de Dobrada, Padre Edmundo Cortes, simpatizante do Integralismo, como aliás grande parte do Episcopado e Clero da Era Áurea do Movimento Nacionalista, Democrático e Cristão, convidara meu irmão Pedro, que tocava muito bem violino, pedindo-lhe para levar o Côro da Matriz do Bom Jesus, para abrilhantar a Festa do Padroeiro local, São Francisco de Paula.

Meu irmão me convidara para ir também, mas como era uma quinta-feira, dia de reuniao da Congregação Mariana disse-lhe que eu preferia ficar. Nem de leve poderia julgar o que estava para acontecer naquela noite de 1938. E lá foram para o Distrito de Dobrada, com o companheiro Nagip Jorge Kfouri, dirigindo seu Chevrolet, em companhia do meu irmão Pedro e cunhado Januário, que fôra um dentro os sete primeiros vereadores integralistas do Estado de São Paulo. Estávamos vivendo o verdadeiro tempo das catacumbas do início de cristianismo. Eramos proibidos de nos unir em mais de três camisas-verdes, porque todo Ditador, no fundo é um assombrado, como afirmara Plínio Salgado no livro: "O Integralismo Perante a Nação". Em qualquer "movimento" ele vê uma conspiração. Assim foi naquela noite de 38 em Dobrada. Alguém da polícia de Matão, avisara a polícia de Dobrada que um grupo de Integralistas de Matão estavam reunidos naquele Distrito, "para conspirar"... compassada Ditadura, que até há não tivesse tido um fim triste, não passaria de mais uma Comédia dos comparsas da Ditadura, que até há pouco tempo, eram "democratas". Estavam nossos companheiros citados e mais o dentista Erasmo de Morais, Chefe Integralista de Dobrada, e o Padre Cortes, não sabendo com certeza se o companheiro Arduino Gorni estaria junto, simplesmente tomando um lanche e alguma cerveja, no Hotel Scabelo, numa conversa animada, e meu irmão Pedro, combinando a ida do Côro da Matriz do Bom Jesus, para tocar e cantar na Festa do Padroeiro. Qual não teria sido o susto dos mesmos e a surpresa, quando vêem adeantar o Hotel, a Polícia de Felinto Muller, Chefe Nacional da Polícia do Estado Novo, e decretarem a prisão dos "Temidos Conspiradores" que não acreditavam no que estavam presenciando. Tudo fizeram para provarem que nada de mais estavam fazendo, a não ser a ida do Côro da Matriz de Matão para cantarem no dia do Padroeiro do Distrito. Mas, como ódio dos filhos da Ditadura era cego, como até hoje somos caluniados pelos grandes Meios de Comunicação, e os mais variados Cursos de Formação de Vestibulandos, foram inexoravelmente presos. Sem o Direito de Defesa, e sem prova alguma de crime. Quando fala disso hoje? Os defensores do Direitos Humanos, tão prontos em defender os comunistas e esquerdistas de todas as marcas? Para muitos, que nunca estudaram nossa Doutrina e Programa de Governo, não passamos de Fascistas Nazistas, embora tenhamos ganho de 7 a 0 no Superior Tribunal Eleitoral, provando os srs. Juízes, que nada tínhamos e temos a ver com os Totalitarismo de qualquer espécie.

Temos que lutar muito ainda, com nossa ação democrática e cristã, para afastar uma mentira e calúnia de mais de 50 anos.

Até o jovem e inocente Padre Edmundo Cortez, fôra jogada na Cadeia de Dobrada, como um simples bandido ou traidor, sem o menor respeito. O dentista Moraes, fôra preso, mais logo solto, porque seu pai era um político influente no Distrito, e talvez fiel à Ditadura.

Mas meu irmão Pedro, cunhado Groppa e Nagip Kfouri vieram presos para a Cadeia de Matão, sem o menor respeito. Seus familiares Precisaram levar-lhes 5 colchões e roupas para dormir. 


Acima parte do artigo publicado pelo Jornal do Comercio de Matão, no dia 08 de setembro de 1995, de autoria do camisa-verde Sr. Oswaldo Tagliavini, intitulado"Integralistas conspiram contra o Estado "Novo" Em Dobrada".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.