terça-feira, 21 de maio de 2013

"Campanha do blog Populista lança campanha para a retificação do nome da Rua Gustavo Barroso"


As ruas, avenidas e praças são importantes pontos de referênciais em uma cidade. Nestes locais, brasileiros ilustres são homenageados e lembrados pela população que reside ou transita por ali diariamente. Neste labirinto diário a memória da história do Rio de Janeiro se perde com a falta de conservação dos logradouros, que se tornam verdadeiras armadilhas para os cidadãos desavisados.

Este não é um caso isolado à cidade maravilhosa. Em todo o Brasil a falta de conservação é algo epidêmico. As instituições sociais e culturais que deveriam zelar pela homenagem permanecem inertes fazendo com que o cidadão tome a dianteira na conservação de diferentes espaços urbanos, quando é permitido pelas autarquias Municipais e Estaduais.

Há alguns meses atrás solicitei a ajuda dos leitores do blog Populista para que enviassem e-mails à Prefeitura Municipal de São Bento de Sapucaí – SP, com o objetivo de impedir a perda do busto e letreiro em homenagem ao escritor, poeta e politico Plínio Salgado. O resultado foi excepcional, conseguimos não só evitar como que repusessem a peça histórica, mantendo assim a homenagem ao ilustre personagem da história nacional.

Agora venho a vocês novamente solicitar  ajuda. No Centro do Rio de Janeiro existe uma Rua chamada Gustavo Barroso, uma homenagem feita após a morte do Imortal da Academia Brasileira de Letras. Através de uma solicitação dos funcionários do Museu Histórico Nacional, entidade na qual Barroso foi diretor, por algum motivo que desconheço o logradouro atualmente se chama Rua General Gustavo Barroso no site Google Maps, um erro grosseiro.

O cadastro de CEP dos Correios não deixam margens para duvidas, conforme indica a imagem abaixo:


Ainda que reste alguma duvida a foto do local, com a placa localizando o endereço reforça a afirmação acima, demonstrando o erro do Google Maps.


Para que possamos fazer a diferença novamente, e tenhamos sucesso na modificação do equivoco, solicito que os leitores e leitoras enviem e-mails para os seguintes órgãos na tentativa de que haja alguma sensibilização e respeito com a história nacional e um dos seus ilustres personagens:

Museu Histórico Nacional – MHN :

Academia Brasileira de Letras – ABL

Subprefeitura do Centro Histórico do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.