sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Influencia do Governo Nazista Alemão sobre o Levante Integralista de 1938"

O mês de maio de 2013 foi marcado pelas comemorações em homenagem aos camisas-verdes que tombaram no fatídico 11 de maio de 1938, evento conhecido pela historiografia como “Intentona Integralista”.  Esta ação reuniu diversas lideranças civis e militares com o objetivo de restaurar a democracia com a deposição do ditador Getúlio Vargas e consequentemente o fim do Estado Novo (1937-1945), instaurado no dia 10 de novembro de 1937 e decretando o fim dos direitos civis e políticos da população.

Alguns historiadores defendem a influencia dos movimentos fascistas e nazistas no Integralismo, com inclusive contribuições financeiras por parte dos governos Italiano e Alemão. Essa penetração, segundo os mesmos, estaria presente durante os eventos que culminaram no 11 de maio de 1938, afirmação embasada em jornais da época que divulgaram incansavelmente o levante Integralista, nota-se que neste período a imprensa já era amplamente controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, órgão criado pelo governo Vargas para controlar as informações na imprensa em geral.

Atualmente é possível encontrar alguns documentos oficiais do Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores, no Rio de Janeiro, que fazem um paralelo sobre a divulgação do fatídico 11 de maio de 1938. Neste arquivo encontramos documentos escrito por articulistas que qualificam de “imprudente” os artigos dos jornais brasileiros, inclusive discorrendo sobre a necessidade de Vargas em encontrar “bodes expiatórios” para a revolta, como por exemplo os Integralistas.

Nos mesmos documentos encontra-se algo curioso de autoria do colunista Sr. C. Bauer Aviles, na ficha: 042, data: 25/05/1938, maço 15644, lata: 983, um artigo em espanhol publicado no jornal Nuestro Diario que comenta o fato do governo brasileiro isentar a Alemanha de influencias em relação ao levante, demonstrando assim claramente que o governo Alemão não possui nenhuma influencia politica na Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), infelizmente esse documento é praticamente desconhecido pelos estudiosos sobre o tema. 


Acima documento intitulado "Alemanha y la revuelta Integralista Del Brasil. La Persecucion de Los Judios em Alemania y la Propagacion Del Antisemitismo", publicado no jornal Nuestro Diario, em 25 de maio de 1938 (Fonte: Acervo do Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores - RJ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.