quarta-feira, 26 de junho de 2013

Artigo Publicado: "As eleições de 1955: Ensaio sobre a participação de Plínio Salgado nas eleições presidências"

Informo aos leitores do Blog Populista que já encontra-se disponível para download  a edição n° 11 da Revista do Arquivo, edição comemorativa dos 186 anos de fundação de Rio Claro - SP, abordando diferentes aspectos e histórias da região. A Revista do Arquivo é uma publicação semestral que conta com a colaboração de vários autores, trazendo interpretações dos diferentes aspectos que formam a cidade, tornando-se referencia para o estudo regional.

Nesta edição a revista traz o artigo "As eleições de 1955: Ensaio sobre a participação de Plínio Salgado nas eleições presidências", de autoria do autor do blog Populista Guilherme Jorge Figueira. O trabalho visa trazer maiores informações sobre o pleito eleitoral, duvidas e disputas internas que levaram o Presidente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado a disputa dos sufrágios da população, usando diversas fontes, dentre elas o Fundo Plínio Salgado, presente em Rio Claro, doado por familiares e militantes Integralistas.

Abaixo imagem das páginas com o artigo "As eleições de 1955: Ensaio sobre a participação de Plínio Salgado nas eleições presidências", publicado na Revista do Arquivo, n°11, junho de 2013, páginas 61/63.



Nota-se nestas três imagens utilizei alguns documentos do meu acervo pessoal para ilustrar o artigo, dentre eles: Panfleto de Propaganda da Campanha Presidência de Plínio Salgado com o título: "Expresso da Vitoria" e outro com o título "A Vida de Plínio Salgado é um livro aberto", além de uma ficha em branco para se recolher colaboração de cooperadores para campanha popular "Pró-Candidatura de Plínio Salgado à Presidência da República". 

Para abaixar a publicação na integra, acesse:  
www.aphrioclaro.sp.gov.br/2012/10/17/arquivo-recebe-artigos-para-a-revista-no-11/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.