sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Materias de campanha Populista nas eleições de 1958"

Hoje recebi do leitor Prof. Cleiton Oliveira alguns materiais referentes à iconografia do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). Trata-se, entre outras artigos, de duas flâmulas, na cor verde, produzidas pelo comitê da campanha de Plínio Salgado para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 1958. 

As flâmulas são pequenas bandeiras coloridas, que marcam momentos históricos e servem de propaganda para as campanhas politicas, sendo atualmente pouco utilizadas. Estas imagens fazem parte do rico acervo do Prof. Henrique Peclat, último Presidente do Diretório Estadual de Goiás - GO, hoje com 90 anos, que gentilmente recebeu o leitor do blog Populista em uma visita repleta de nostalgia, nos enviando estas imagens posteriormente posteriormente, sendo prontamente expostas aos visitantes. 

Nota-se na imagem a grande importância por parte do Partido em não apenas eleger seu principal nome nas eleições de 1958, mais levar consigo um número significativo de Deputados Federais e Estaduais que pudessem fazer um contraponto aos partido de oposição a suas propostas.

Em uma postagem mas antiga, de janeiro de 2011, abordei esta mesma flamula, porem produzida em outra cor, porem com a mesma frase, para maiores informações acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/01/ajude-eleger-bancada-de-plinio-salgado.html


Acima imagem da flâmula com a imagem do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular, Plínio Salgado com a frase "Ajude a eleger a bancada de Plínio Salgado, 3 de outubro de 1958". 


Registro fotográfico da flâmula com o Simbolo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sigma com a frase "Ajude a eleger a bancada de Plínio Salgado, 3 de outubro de 1958". Nesta imagem nota-se que o Sigma já havia sido reincorporado à iconografia do Partido Populista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.