sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"A Bandeira Nacional e as comemorações do dia da Independência do Brasil"


Nos próximos dias em todo o país será feriado nacional, devido as comemorações do 7 de setembro que celebra a declaração de Independência do Brasil do Império Português, ocorrida em 1822. Nesta data serão realizados diferentes desfiles nas principais capitais do Brasil com a presença das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e entidades civis que defraudaram um dos principais símbolos da nação, a bandeira nacional. 

Criada logo após a proclamação da República, suas cores foram inspiradas na bandeira do Império, projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, sendo aprovada pelo Decreto n°04, de novembro de 1822, contando atualmente com 27 estrelas, representando os Estados da Federação. 

O poeta, escritor e politico Plínio Salgado, em 1973 quando era colunista dos Diários Associados, escreveu um artigo sobre este simbolo da independência brasileira, que estará presente nos principais logradouros do Brasil nas comemorações dos próximos dias. Aos interessados em conhecer a interpretação do pavilhão brasileiro pelas palavras do autor disponibilizo o artigo abaixo.


Acima artitgo escrito por Plínio Salgado intitulado A Bandeira Nacional, publicado pelo Diarios Associados, em 25 de novembro de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.