sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Dr. Damiano Gullo, In memoriam"

É com enorme consternação que informo aos leitores do blog Populista o falecimento do Dr. Damiano Gullo, ocorrida nos últimos dias, na cidade de São Paulo - SP.  Filho de imigrantes Italianos, como muitos jovens do seu tempo fez parte da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), destacando-se no Partido Populista e posteriormente sendo convidado para integrar a Secretaria do Trabalho no Governo paulista, comandado então pelo Dr. Adhemar Pereira de Barros (1963-1966), eleito com apoio dos seus correligionários populistas.

Nos anos 1950 o Dr. Damiano Gullo foi um dos muitos Águias-Brancas que contribuíram para o sucesso do jornal semanal de circulação nacional A Marcha (1953-1965), importante periódico ligado ao Partido de Representação Popular que tinha como objetivo divulgar a legenda. Em seus diferentes artigos encampou a campanha para que a legenda resgatasse o Sigma símbolo da Acção Integralista Brasileira, substituindo o símbolo do PRP, que até então era um sino envolto pelo mapa do Brasil, sendo bem sucedido em sua batalha.

Em outubro de 1981, juntamente com outros veteranos Integralista, fundou a Casa de Plínio Salgado, importante instituição civil criada com o objetivo de preservar e divulgar a obra de Plínio Salgado, sendo referencia nacional para a pesquisa sobre o tema, estando em pleno funcionamento até os dias de hoje.

Através do blog Populista expresso por essas linhas a minha tristeza e solidariedade com os familiares pela perda desta importante figura publica paulista.


Acima imagem de comício realizado durante a campanha presidencial de 1955, com Plínio Salgado envergando a antiga camisa-verde Integralista, nota-se ao seu lado, usando óculos e sorrindo, o Águia-Branca Dr.Damiano Gullo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.