sexta-feira, 27 de setembro de 2013

"V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo - 81 anos de Ação Integralista Brasileira"

A função primordial do blog Populista é servir como um canal de informação ao leitor que busca dados sobre o Integralismo em toda sua trajetória, tentando assim transpor as portas das dificuldades que os arquivos tradicionais impõe aos pesquisadores, como por exemplo a burocracia, distancia geográfica e até mesmo o preconceito de alguns funcionários de Arquivos Públicos que ao saberem sobre o que é o tema escolhido pelo acadêmico criam os mais inesperados entraves para o acesso dos materiais disponíveis. 

Os encontros regionais e nacionais sobre a temática infelizmente são pouco divulgados, permanecendo assim apenas no circulo dos próprios pesquisadores e faculdades que abrigam os eventos, na tentativa de ajudar os leitores e curiosos a participarem, venho frequentemente informando sobre os eventos realizados que buscam abordar de alguma forma o Integralismo brasileiro, valorizando assim sua importância pela oportunidade que o evento proporciona em trocar dados e experiências.

Um dos eventos mais aguardados do ano e o V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo - 81 anos de Ação Integralista Brasileira, que será realizado no dia 04 de outubro de 2013, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Departamento de História da USP. Infelizmente o evento terá apenas um dia de duração, porém o espectador terá a oportunidade de participar dos mini-encontros no qual serão apresentados vários trabalhos em andamento pelo país, sem necessidade previa de pagamento de inscrição, já que o evento é gratuito. 

Como de costume estarei presente no evento, os interessados em trocar ideias e sugestões sobre pesquisas, não deixem de entrar em contato comigo previamente para marcarmos um encontro. Em nome do blog Populista parabenizo os idealizadores, em especial o Grupo de Estudos do Integralismo - GEINT, pela organização e divulgação do evento. 



Acima cartaz de divulgação do V Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, realizado pelo Grupo de Estudos do Integralismo, nas dependências da Universidade de São Paulo - USP. 

Abaixo a programação:

13:00 às 17:00 
- Mini-encontros
GT História dos Partidos e Movimentos de Direita da ANPUH
(Salas: História 10 e 19 / Geografia: 6 e 8)

19:00 às 21:00
- Mesa redonda e lançamento de publicações do GEINT / LEPCON (Anfiteatro de História) 
Faces do autoritarismo: Integralismo e Regime Militar
Profa. Dra. Maria Aparecida Aquino (Dep. História / USP)
Doutoranda Teresa Arruda (Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP)
Mediação - Prof. Doutorando Renato Dotta (USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.