sexta-feira, 11 de outubro de 2013

“Dr. Francisco de Assis Arruda Furtado , In memoriam”

É com grande pesar que comunico aos leitores do blog Populista o falecimento do Dr. Francisco de Assis Arruda Furtado, ocorrido na madrugada do dia 9 setembro de 2013, em Fortaleza – CE, aos 90 anos de idade. 

Nascido em 10 de maio de 1923, em Senador Pompeu, Arruda Furtado conheceu pessoalmente o escritor Gustavo Barroso, ainda na sua juventude, após um dos seus muitos discursos em Fortaleza, quando era uma das principais lideranças da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), tendo posteriormente estreitos laços de amizade com o Chefe Integralista Plínio Salgado, após sua filiação no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), em 1950. 

Com a volta do regime democrático, após o termino do Estado Novo (1937-1945), o Dr. Arruda Furtado se formou na Faculdade de Direito do Ceará, 1947, sendo um dos poucos remanescentes vivo da turma do Dr. Sobral Pinto, neste período teve a oportunidade ingressar na Assembleia Legislativa do Estado, em 1947, quando ocupou o assento como 2° suplente, assumindo a cadeira do Deputado Manoel Gomes Sales.

Foi eleito por mais sete mandatos consecutivos, chegando a ocupar interinamente o Governo do Estado durante 15 dias, em 1966, substituindo o Governador Virgílio Távora. Além de sua atuação na Assembleia Legislativa, ocupou o cargo de Procurador do Tribunal de Conta do Município, Diretor do Tribunal Regional do Trabalho e do Instituto do Ceará, se destacando como estudioso da história, literatura e professor universitário.

O Dr. Arruda Furtado foi um destacado líder católico e importante liderança do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), no Ceará, através do seu trabalho defendeu a família cearense, um dos muitos projetos de sua autoria foi a entronização da imagem de Cristo Crucificado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, servindo de inspiração para os mandatários do povo, este crucifixo permanece até hoje nas dependências da assembleia. 

Através do blog Populista, manifesto minhas condolências à família Arruda Furtado, que neste momento Deus conforte todos seus membros amenizando a dor da perda.


Acima imagem parcial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com o crucifixo, e as bandeiras do Brasil e do Estado do Ceará ao fundo, a presença dos símbolos foi idealizado pelo então Deputado Estadual Dr. Arruda Furtado (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.