segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Homenagens ao Manifesto de Outubro, 80 anos do lançamento do Manifesto de 1932"



Acima imagem do selo comemorativo de 80 anos do lançamento do Manifesto de 1932, primeiro documento escrito por Plínio Salgado que apresentava a doutrina do Sigma à mocidade brasileira.

Os selos são de grande importância para um movimento político, através dele pode-se retratar aspectos da sua história, como os principais acontecimentos e aspirações, além de homenagear as principais vogais das suas fileiras. A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), pioneira na forma de se comunicar com seu militante, não descartou este canal, distribuindo diversos selos impressos durante a campanha presidencial do Chefe Nacional Plínio Salgado para a Presidência da República, que deveria ter ocorrido em 1938, se não fosse a instauração do Estado Novo (1937-1945).

Devido às comemorações do aniversario de fundação da Acção Integralista Brasileira, ocorridas no dia 07 de outubro de 2013, novamente encontra-se em circulação um selo que faz clara alusão ao Integralismo, trata-se de um sinete idealizado pelo pesquisador Cássio Guilherme com a bandeira do Sigma, sendo uma das poucas homenagens oficiais em circulação realizadas para comemorar os 80 anos do lançamento da doutrina idealizada pelo poeta, escritor e político Plínio Salgado, exposta pela primeira vez na cidade de São Paulo - SP, que completou 81 anos.

Mesmo que as comemorações aos 80 anos já tenham se passado, por se tratar de uma peça rara, de registro histórico fica o registro no blog Populista. Aos interessados em adquirir o selo, basta entrar em contato seu criador, pelo correio eletrônico: cassioah@yahoo.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.