segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"A Acção Integralista Brasileira e a Intentona Comunista de 1935"

Todos os anos o Comando Militar do Leste - CML promove solenidade em homenagem às vitimas da Intentona Comunista de 1935, em frente ao Monumento aos Soldados mortos durante o evento que tentou implementar o Comunismo no país, localizado na Praia Vermelha, no Bairro da Urca - RJ. Esta imponente escultura, com características da arquitetura futurista, lembra as dezenas de militares tombados durante as investidas dos militantes Comunistas comandados por Luís Carlos Prestes (1898-1990) nas ações promovidas em Natal, Recife e Rio de Janeiro. 

Durante os debates que esta data suscita pouco se fala do papel da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) neste evento, muito menos da iniciativa do Chefe Nacional Plínio Salgado em disponibilizar 100.000 camisas-verdes para auxiliar o poder constituído na repressão ao levante. Além deste fato, muitos Integralistas neste momento de agitação apresentaram-se voluntariamente em instalações militares para ajudar as forças armadas durante a ação revolucionaria, outro ponto importante foi a obra cívica-doutrinaria promovida pelo movimento do Sigma que foi responsável por  arrebanhar muitos militares para as fileiras Integralistas, impedindo o crescimento do Comunismo no meio militar. 

Recentemente um leitor do blog Populista me alertou para um vídeo sobre este evento histórico, eu particularmente desconhecia, após assistir o filme constatei que os erros sobre Integralismo são os já praticados por muitos, porém a obra é interessante por apresentar uma narrativa envolvente e imagens da época. Os interessados em assistir a obra cinematográfica podem encontrar em: http://www.youtube.com/watch?v=MAZVral9UyQ

Aos interessados em comparecer na solenidade, segue as informações:

Solenidade em homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935

Data: 26 de novembro de 2013
Horario: 08h30
Local: Monumento Situado na Praça General Tibúrcio - Praia Vermelha - Urca
Uniforme / Traje: Militares do Exército - 3° D1
Militares da Reserva e Civis - Esporte Fino
Demais Forças - o correspondente.
Maiores informações: http://www.cml.eb.mil.br


Após bombardeio, militares vigiam o 3° Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde foi iniciado o levante da Intentona Comunista (Fonte: Acervo O Globo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.