quinta-feira, 14 de novembro de 2013

“Integralista Othon Gama D´Eça é homenageado com prêmio pela Academia Catarinense de Letras – ACL”

A Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) teve em seus quadros vogais com diferentes características que marcaram profundamente a história da sua região, devido em grande parte a sua militância politica e profissional, tendo em alguns casos seus nomes sido homenageados em diferentes honrarias que lembram a história de lutas destes camisas-verdes. Um desses muitos casos é do advogado Dr. Othon Gama D´Eça, nascido em Florianópolis – SC, foi um importante advogado, jornalista e poeta, figura de destaque no estudo das ciências jurídicas do país, foi responsável por diversos trabalhos sobre a história do direito brasileiro publicadas em jornais e revistas.

Através de Othon D’Eça a Acção Integralista Brasileira foi fundada em Santa Catarina - SC, no início de abril de 1934, ocupando o cargo de Chefe Provincial, tendo o Integralismo se expandido rapidamente em toda a região devido aos seus esforços, estando presente em diferentes solenidades pelo interior e sido responsável pela direção do jornal Integralista Flamma Verde, além de promover inúmeros congressos, servindo como um difusor do Sigma pela região que sofreu por parte do governo Estadual forte oposição, promovendo prisões arbitrarias e fechamentos de núcleos pelo Estado.


Recorte de jornal  A Offensiva, n°37, 24 de janeiro de 1935, página 05, sobre o aniversário da cidade integralista de Itajahy - SC, que contou com a presença do Chefe Provincial Othon Gama D´Eça,

Em toda sua biografia destaca-se por ter sido um dos fundadores da Academia Catarinense de Letras - ACL, responsável por todo o ano indicar o Prêmio Especial Othon Gama D’Eça, que premia a obra de maior relevância para a literatura do Estado durante o ano, sendo em 2012 o ganhador desta honraria o escritor Celestino Sachet, com a obra “A Literatura dos Catarinenses – Espaço e caminhos de uma identidade”, editado pela Unisul. 


Acima imagem do jornal Flamma Verde, publicação semanal de responsabilidade da Acção Integralista Brasileira, tendo como diretor o Chefe Provincial Dr. Othon D’Eça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.