sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Lançamento de livro sobre o Integralismo em Rio Claro - SP"

O lançamento do livro “Dos papéis de Plínio: contribuições do Arquivo de Rio Claro para a historiografia brasileira”, produzido pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, acontece no dia 30/11/2013, às 16 horas, no Gabinete de Leitura. O evento acompanha o 64º Bate-papo Cultural que apresenta a palestra do historiador Alexandre de Almeida sobre o tema "Jovens de Direita: trajetória e a agenda política de organizações nacionalistas juvenis contemporâneas”.

O livro sobre o líder integralista, organizado por Renato Alencar  Dotta e Maria Teresa de Arruda Campos, foi escrito a partir das pesquisas realizadas no Fundo Plínio Salgado, que se encontra disponível para pesquisa no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. 

Doado em 1985 pela viúva de Plínio, Carmela Patti Salgado, o acervo é composto por mais de 50 mil ítens que incluem correspondências, livros, fotografias, jornais e revistas, além de objetos pessoais do dirigente político.  O Fundo Plínio Salgado tem atraído a atenção de pesquisadores de vários pontos do Brasil para Rio Claro pela sua qualidade e quantidade de documentos. 

A edição sobre os papéis de Plínio Salgado é uma coletânea de oito artigos extraídos de pesquisas acadêmicas. Além das teses, um capítulo do livro foi dedicado à imagens, com cerca 200 fotografias que retratam a abrangência e penetração do integralismo em terras brasileiras.

“O livro é extremamente auspicioso porque aponta uma mudança no cenário histórico e confirma o acerto de decisões tomadas há mais de trinta anos”, comenta a historiadora Ana Maria de Almeida Camargo, ao destacar o papel do Arquivo de Rio Claro na construção de uma historiografia focada no Brasil contemporâneo. 

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, Renato Dotta falará no lançamento da obra literária sobre Plínio Salgado como uma das personalidades políticas mais importantes e polêmicas do Brasil no século XX . 



Acima imagem do Núcleo Integralista de Rio Claro - SP (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 

 A 64ª edição do projeto Bate-papo Cultural traz também a palestra do historiador Alexandre de Almeida que descreve a trajetória e os elementos políticos de algumas organizações brasileiras contemporâneas, compostas por jovens que partilham de ideais nacionalistas. 


Registo fotográfico de Plínio Salgado discursando para os presentes (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 

Com mestrado em Ciências Sociais, Alexandre de Almeida é doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo e  pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e outros movimentos nacionalistas (UFF-CNPq).

O evento cultural será aberto ao público e oferecerá certificado de participação aos presentes. O Gabinete de Leitura se localiza na Avenida 4, nº 427, entre as ruas 5 e 6, no Centro. Mais informações sobre o encontro cultural podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.