quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"Revista de História da Biblioteca Nacional compara o Integralismo ao Fascismo"


Acima imagem da reportagem "Ilusões Fascista", de autoria do Prof. Franco Savarino, publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, de novembro de 2013, página 71/75.

A edição de novembro de 2013 da Revista de História da Biblioteca Nacional traz em suas páginas a matéria "Ilusões fascistas", de autoria do Professor da Escola Nacional de Antropologia e História do México Franco Savarino, uma das muitas reportagens já publicadas sobre o Integralismo, em suas diferentes fases, no periódico de responsabilidade da Biblioteca Nacional. 

Como é comum, o autor do artigo caiu no erro crasso de interpretar o Integralismo como um mimetismo do Fascismo Italiano, perdendo a oportunidade de ampliar o debate, trazendo ao leitor aspectos únicos da doutrina do Sigma que confrontam com doutrinas alienígenas, demonstrando sua originalidade. O interessante da matéria é justamente o artigo indicar a obra de Hélgio Trindade intitulada "Integralismo: O fascismo brasileiro na década de 30", publicada em 1979, como referencia biográfica, considerada por muitos especialistas sobre o tema ultrapassada nas suas conclusões sobre a temática.

Acredito que o autor possa ter tido dificuldades em encontrar fontes sobre o tema, devido a ser estrangeiro, porém expus meu descontentamento com o artigo através de  uma carta de repudio à publicação, alertando sobre a interpretação equivocada do autor, para os interessados minha mensagem enviada à revista segue ela abaixo: 

"Prezada Revista de História da Biblioteca Nacional, muito me surpreendeu o artigo intitulado "Ilusões fascistas", é incrível como o pesquisador expõe interpretações ultrapassadas sobre o integralismo, desconstruídas pela própria academia, que se debruça sobre o tema produzindo continuamente trabalhos em varias orbitas sobre o Integralismo. Entendo que o autor do artigo é estrangeiro e pode não ter acesso ao que se produz atualmente sobre a história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), porém construir um artigo baseado apenas em uma obra como a do Hélgio Trindade, quando se refere ao Integralismo, produzida nos anos 1970, que considera o Integralismo como mimetismo do Fascismo é no mínimo minimizar um debate amplo e rico para compreender o Brasil nos anos 1930. Como leitor vejo que foi perdida uma ótima oportunidade em se abordar o Integralismo, um tema em voga hoje no debate histórico é presente na programação da televisão aberta, com a novela "Joia Rara". Obrigado. Guilherme Jorge Figueira (Rio de Janeiro - RJ). 




Acima imagem da última pagina reportagem "Ilusões Fascista", de autoria do Prof. Franco Savarino, publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, de novembro de 2013, página 71/75. Nesta parte aparece uma foto de plinianos uniformizados publicada no livro "Imagens do Sigma", publicado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ. 

Para ler a referida reportagem basta clicar em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/ilusoes-fascistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.