terça-feira, 13 de maio de 2014

"D. Carmela P. Salgado e a divulgação da história e doutrina Integralista"

Após o falecimento de Plínio Salgado, em 1975, sua esposa, D. Carmela P. Salgado, foi uma das principais pessoas responsáveis por não deixam a obra de seu marido no ostracismo, arregimentando antigas lideranças do movimento, veteranos de diferentes momentos da história do Sigma, para continuar o trabalho do líder máximo do Integralismo. 

Algumas iniciativas tomaram corpo, as principais foram a criação da Cruzada de Renovação Nacional e a Associação Brasileira de Cultura, além de homenagens a logradouros públicos com o nome de Plínio Salgado, como Rio Claro - SP, Friburgo - RJ e Minas Gerais - RJ. A viuvá de Salgado mantinha uma extensa rede de contatos com simpatizantes e veteranos, responsáveis por ajudá-la neste projeto, abaixo uma das diferentes cartas enviadas por D. Carmela, após o falecimento de seu companheiro. 


Acima imagem do cartão de natal escrito por D. Carmela P. Salgado ao Sr. Marco Daniele Clarke: "Agradecendo a sua mensagem natalina, agradeço e retribuo seus votos, desejando-lhe felicidades temporais e espirituais no correr de 1981" (Fonte: Arquivo Pessoal Marco Daniele Clarke). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.