segunda-feira, 2 de junho de 2014

"Na chama das perseguições forja-se o aço verde do Sigma"

Recebi recentemente de um dos leitores do blog Populista a imagem de duas belíssimas peças expostas no Museu Paranaense, localizado em Curitiba - PR, correspondentes da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), movimento político com fortes ligações em todo Paraná, que se estenderam alcançando o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), em esmagadoras eleições durante os anos 1940 e 1950. 

Os pins criados pela Acção Integralista Brasileira eram uma forma de marcar a realização de eventos importantes no calendário do Sigma, como os diferentes congressos ocorridos durante sua existência, eram ostentados pelos participantes nas cerimonias dos seus Estados e Municípios, demonstrando seu comprometimento e presença nos diversos eventos realizados pela legenda. 


Acima imagem do bottom criado pela Província do Paraná da Acção Integralista Brasileira, em homenagem aos dois anos de fundação da Província na região. 

Uma dessas peças expostas no museu em particular é desconhecida pela maioria dos pesquisadores, trata-se de um pin cunhado em homenagem aos dois anos de existência da Província do Paraná,  com uma frase emblemática demonstrando as perseguições vividas pelos camisas-verdes na região: "Na chama das perseguições forja-se o aço verde do Sigma", infelizmente a autoria da frase é desconhecida, porém é um claro testemunho da dicotomia de uma época. 

 

Na segunda imagem bottom em homenagem ao primeiro ano de fundação da Província do Paraná da Acção Integralista Brasileira. Ao lado esfinge do bottom publicado no Jornal A Razão, n° 12, 23 de julho de 1935, página 01, divulgando as comemorações na Província do Paraná. 

Para conhecer  mais sobre o Museu Paranaense, acesse: www.museuparanaense.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.