quarta-feira, 4 de junho de 2014

"Plínio Salgado fala sobre o Integralismo no Canal Brasil"


Acima imagem do programa Retrovisor, episódio sobre Plínio Salgado exibido no Canal Brasil. No registro fotográfico é possível ver a camisa-verde usada pelo ator Danilo Grangheia pertencente ao meu acervo pessoal sobre Integralismo. 


No último dia 02 de junho de 2014 foi exibido mais um programa da série Retrovisor, dirigido por Paulo Markun e exibido no Canal Brasil, no qual o ator Danilo Grangheia interpretou o poeta, escritor e político Plínio Salgado, durante aproximadamente 30 minutos, sendo exibido, antes da entrevista começar, algumas imagens cedidas pela Casa de Plínio Salgado, que se encontram disponíveis para o acesso ao público em geral em seus arquivos.

Infelizmente a interpretação do autor, vacilante e insegura, demonstrou sua falta de intimidade para dialogar sobre um tema rico e plural, que poderia ter sido amplamente explorado, caindo no erro de interpretar Plínio Salgado de forma caricata. Outro aspecto curioso foi o próprio idealizador do programa, responsável por entrevistar o personagem histórico realizar algumas perguntas de maneira debochada, comparando o uniforme Integralista a uma fantasia ou insistindo na associação entre Integralismo e Fascismo. 

Em uma analise genérica o episódio tem como mérito trazer um tema que está em voga atualmente na academia para os lares de todo o país, através da televisão ampliando assim o debate, porém caiu num erro comum em abordar o Integralismo com uma analise ultrapassada desconstruída ao longo dos anos. 

Para assistir um trecho do episódio, acesse:

Sobre o programa Retrovisor, acesse: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.