terça-feira, 1 de julho de 2014

"Historiador francês afirma que o Integralismo é consequência da 1° Guerra Mundial"

Na edição de domingo do jornal Folha de São Paulo, do dia 29 de junho de 2014, o Caderno Mundo traz uma reportagem sobre os 100 anos da 1° Guerra Mundial, nela o historiador Oliver Compagnon, da Universidade Sorbonne-Nouvelle, autor do livro "Adeus à Europa", faz diversas afirmações, dentre eles: "que o movimento modernista e Estado Novo não teriam surgido sem a eclosão do conflito europeu"

Outro fato curioso da matéria é a afirmação que a Guerra "foi matriz de uma transformação identitária que provocou, no caso do Brasil, o movimento modernista e o Integralismo". O fato de um renomado escritor francês conhecer a história do país, em especial a do Integralismo é algo a se espantar, merecedor de créditos. Esta afirmação pode ser motivo de debate, entretanto, é uma analise curiosa sobre um fato histórico, sendo uma analise dicotômica das apresentadas normalmente em trabalhos científicos. 


Acima, imagem da reportagem escrita pelo jornalista Rodrigo Vizzeu, publicada no jornal Folha de São Paulo, do dia 29 de junho de 2014, no Caderno Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.