segunda-feira, 7 de julho de 2014

"Mausoléu Integralista em Santa Catarina - SC"

Homenagens aos camisas-verdes que tombaram em defesa de Deus da Pátria e da Família são comuns de serem encontradas nos cemitérios espalhados pelo país, inclusive, algumas ruas levam em seus nomes, as datas de confrontos entre Integralistas e opositores que ceifaram a vida de militantes de ambos os lados, sensibilizando a nação, sendo amplamente divulgadas nos periódicos da época. 

Mausoléus presentes nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo são conhecidos pela maioria dos curiosos e pesquisadores, vitimados por se manifestarem, outros são completamente desconhecidos, como é o caso do túmulo de Ricardo Strehlow, que tombou no dia 7 de outubro de 1935, em Jaraguá - SC, durante manifestação pública em homenagem ao lançamento do Manifesto de Outubro.


Acima imagem do túmulo do camisa-verde Ricardo Strehlow enviado por um leitor ao blog Populista. Esta belíssima homenagem, em ótimo estado de conservação, marca o falecimento do primeiro Mártire da Província de Santa Catarina, sendo o nono da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) (Fonte: Pletz). 


Recorte do jornal Monitor Integralista, do dia 07 de novembro de 1937, no qual indica a lista de mártires da Acção Integralista Brasileira, figurando novamente o camisa-verde Ricardo Strehlow. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.