terça-feira, 2 de setembro de 2014

"Acervo sobre a Acção Integralista Brasileira em Rio Claro - SP"

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, é responsável por guardar uma das coleções mais emblemáticas sobre as diferentes fases do Integralismo brasileiro, movimento político fundado pelo poeta, escritor e político Plínio Salgado, homenageado pela entidade com um fundo que leva o seu nome, composto substancialmente, pela doação de sua esposa D. Carmela Patti Salgado, além de outros militantes do Sigma, que enviaram para entidade diferentes objetos, dentre eles: broches, pratos cartas, livros jornais e revistas.

Um dos artigos ímpares doados que compõem o fundo Plínio Salgado é à camisa-verde utilizada pelos militantes, sendo sua principal marca nas manifestações. A tonalidade do objeto sempre levantou debates entre os pesquisadores e curiosos, alguns indicavam ser a camisa de cor verde oliva, outros verde exercito, é compreensível essa dúvida, porém um olhar atento a camisa-verde, original dos anos 1930, presente em Rio Claro coloca um ponto final na discussão, deixando claro que a coloração é na verdade verde oliva escuro.  


Acima registro fotográfico da camisa-verde utilizada pelos militantes da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1945) e reincorporada ao Integralismo durante os anos 1950 pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).


Imagem do documento publicado no jornal Monitor Integralista, publicação oficial da Acção Integralista Brasileira indicando como se deveria confeccionar e usar o uniforme do movimento (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.