sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"Fundo Plínio Salgado incluído no Programa Memória do Mundo 2014"

O Programa Memória do Mundo, idealizado pela Unesco, é responsável por identificar documentos que tenham valor de patrimônio documental da humanidade, todos os anos diversos Arquivos Públicos se inscrevem na tentativa de inserir seus acervos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, de responsabilidade do comitê internacional composto por diferentes especialista. 

Em 2014 foram escolhidos diferentes acervos, dentre eles o Fundo Plínio Salgado, pertencente ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo. O reconhecimento do acervo se contrapõe a recentes declarações do atual Prefeito da cidade que em uma declaração estapafúrdia afirmou que "sentia vergonha de ser rio-clarense uma vez que o acervo do integralismo nacional estava sob a custódia do Arquivo Municipal".

Diferente do que o Prefeito imagina o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro é responsável por guardar um importante patrimônio da história do país, valorizando e conservando recebendo o reconhecimento e estimulando a preservação ao despertar para a importância e o valor do conjunto documental que compõe o Fundo Plínio Salgado. 

Para maiores informações, acesse: www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206004802


Acima imagem da aprovação do Fundo Plínio Salgado no Programa Memória do Mundo 2014 (Fonte: Unesco). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.