terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Plínio Salgado fala à Nação em Impressionante Discurso no Teatro Municipal"


Reportagem publicada no jornal A Noite, no dia 31 de novembro de 1946, página 05, com a manchete "O Impressionante discurso do Teatro Municipal, transmitido por uma rêde de trinta e sete emissoras". 

A 2° Convenção Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), realizada em 26 de outubro de 1946, foi marcada pelo retorno do líder Integralista Plínio Salgado ao país, após sete anos de exílio em Portugal, sendo eleito Presidente Nacional do partido, além da reformulação do programa exposto pela legenda durante o evento. 

Diversas manifestações, palestras, discursos e artigos nos jornais marcaram a volta do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) ao Brasil, nessas diferentes ações promovidas pelos seus correligionários é possível encontrar alguns discursos que fazem um verdadeiro apanhado histórico sobre as atividades dos camisas-verdes pelo país, sendo, portanto, uma importante fonte para pesquisa. 

Neste contexto, encontrei no discurso proferido por Plínio Salgado logo após o seu regresso ao Brasil uma analise do contexto político social que se encontrava o país durante o surgimento do Integralismo e a participação no teatro de operações na Europa, que marcou o envio da Força Expedicionária Brasileira - FEB para a Itália, demonstrando a presença de camisas-verdes no conflito, que ceifou a vida de inúmeros brasileiros, principalmente com os embates iniciados em 24 de novembro de 1944, objetivando a tomada do Monte Castelo. 

 

Parte da reportagem publicada no jornal A Noite, no dia 31 de novembro de 1946, com o subtitulo "Integralistas Tombados nos Campos da Itália", página 05. 


Parte final da reportagem publicada no jornal A Noite, no dia 31 de novembro de 1946, com o subtitulo "Integralistas Tombados nos Campos da Itália", página 05. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.