quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"A participação do Monsenhor Sebastião Scarzello na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

Muitas pessoas que frequentam o blog Populista me escrevem pedindo dicas de biografias sobre camisas-verdes desconhecidos que podem servir como fonte inesgotável de conhecimento, em muito dos casos a inexistência de trabalhos sobre os personagens históricos é um fator que dificulta o trabalho de resgate da memória regional, sendo necessário utilizar outras fontes para transpor as dificuldades inerentes a falta de biografia. 

Recentemente recebi de um leitor uma interessante biografia do Monsenhor Sebastião Scarzello, de autoria do Pe. José Chafi Francisco, editado pela Impressora Ipiranga s/a, publicada em 1993, desconhecida por muitos. Trata-se de uma obra sobre a sua vida focada na sua participação social e filantrópica em Santa Catarina, em especial nas cidade de Joinville e a região correspondida como Vale do Itapocu. 


Acima livro editado pela  Impressora Ipiranga s/a, de autoria do Pe. José Chafi Francisco, sobre a vida de Monsenhor Sebastião Scarzello. 

Infelizmente o autor não aborda a passagem do Monsenhor Sebastião Scarzello, enquanto ainda era padre, nas fileiras da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), ignorando um fato notório comprovado através de registros fotográficos da época. Este fato é comum em muitas biografias de antigos camisas-verdes nas quais seus autores tentam reescrever o passado das figuras ilustres estudadas omitindo fatos que contribuiriam para uma analise histórica. 


Acima registro fotográfico de Integralistas no Distrito de Bananal, atual Município de Guaramirim, realizado em 1935. Esta imagem está presente na obra escrita por Eugênio Victor Schmockel, sendo identificados o primeiro decurião Antonio Zimmermann, penúltimo João Butschardt Junior e o último o Padre Sebastião Scarzello, com o sigma costurado no braço da batina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.