sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Ribeirão Preto recebe o Secretario Nacional de Educação, Moral e Cívica Dr. Gustavo Barroso"

Chegamos ao fim de fevereiro e consequentemente termino do Carnaval, como de costume retornei ao Rio de Janeiro, deixando a cidade de Ribeirão Preto - SP que me acolheu durante a data festiva, proporcionando a oportunidade de descontrair com parentes na região. Como de costume durante minha presença procurei encontrar aspectos que ligam o Integralismo a Ribeirão Preto, para minha agradável surpresa encontrei farto material sobre a passagem do Dr. Gustavo Barroso, uma das principais vogais da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), na localidade, demonstrando a importância do interior de São Paulo para a expansão do Sigma. 

A chegada de Gustavo Barroso na localidade foi amplamente divulgada pela mídia impressa, por jornais de diferentes correntes ideológicas, como por exemplo o periódico Correio da Manha, que publicou em 7 de março de 1936 reportagem com o título "Gustavo Barroso em Ribeirão Preto", trazendo na matéria diversos elogios sobre o autor e sua produção literária, indicando "(...) Eximio traductor, elle nos tem dado immenso prazer de ler obras extrangeiras, caprichosamente vertidas para o nosso idioma. Forá os livros sobre a história do Brasil (...)".  


Acima recorte do jornal Correio da Manha, publicado em 7 de março de 1936, sobre a chegada de Gustavo Barroso a Ribeirão Preto - SP (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Acima foto montagem com a figura de Gustavo Barroso, utilizando o uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB, publicada no dia 8 de março de 1936, pelo jornal Correio da Manha (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Na segunda reportagem sobre a passagem de Barroso publicada no jornal Correio da Manha é possível encontrar uma imagem ilustrando a matéria, com a foto do visitante utilizando o fardamento Integralista, anunciando o horário, data e local aonde ocorrerá a palestra do convidado demonstrando a importância de sua visita para a cidade. Esta passagem de Gustavo Barroso pela região também foi fruto de chamadas no principal jornal do Sigma, o periódico A Offensiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.