segunda-feira, 16 de março de 2015

"A musicalidade nas fileiras da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"


Imagem da capa do hino "Anauê! Anauê! - Marcha Integralista", escrita por Monteiro de Mello, com melodia de Marcos José Bassagni (Fonte: Arquivo Pessoal Emanuel Pedro Tauyr). 

A musicalidade presente na história do Integralismo brasileiro é uma marca da cultura nacional, os hinos criados pelos camisas-verdes contam com um conjunto de poemas e cânticos ufanistas, tendo seu caráter marcial e solene exaltados, demonstrando valor da doutrina Integralista para os presentes em seus eventos e manifestações, compondo com os demais simbolismos amplamente presentes, dentre eles o Sigma, presente em suas bandeiras. 

Por ocasião das atividades presentes no calendário oficial do movimento Integralista, muitos hinos se tornam figuras obrigatórias, dentre eles o "Avante!", descrito no Art. 51 dos Protocolos e Rituais da AIB como obrigatórias antes das realizações dos eventos. Outros hinos tem seu papel seguimentado, fazendo parte de núcleos regionais e fileiras especificas dentro do Sigma, como por exemplo a "Milicia Integralista" que contava com uma própria canção descrita abaixo:

"Brasileiros, marchemos, marchemos!
Não se vence temendo perigos!
Os traidores da Patria esmaguemos!
Enfrentamos os vis inimigos! 

Companheiros de todo o Brasil:
Anauê! Anauê! seja o grito
E o soldado de peito viril
Tenha braço de ferro e granito 
Na defeza da Patria e de Deus
A enfrentar as batalhas estoico
E na guarda da terra dos seus
Seja bravo, integral, forte e heroico!

Brasileiros, marchemos, marchemos!
O passado de um povo valente
Vos concita sem medo a marchar!
É seguir, é seguir para a frente!
Nunca, nunca jamais recuar!
Verreis, pois, esse dia de gloria
Para um povo que livre se vê:
E este grito bem alto na Historia
Anauê! Anauê! Anauê!"


Acima, primeira parte da partitura do hino "Anauê! Anauê! - Marcha Integralista", escrita por Monteiro de Mello, com melodia de Marcos José Bassagni, dedicado ao Chefe Nacional Plínio Salgado (Fonte: Arquivo Pessoal Emanuel Pedro Tauyr). 


Por fim, segunda parte da partitura do hino "Anauê! Anauê! - Marcha Integralista", escrita por Monteiro de Mello, com melodia de Marcos José Bassagni, dedicado ao Chefe Nacional Plínio Salgado (Fonte: Arquivo Pessoal Emanuel Pedro Tauyr). 

2 comentários:

  1. Existe alguma gravação desses hinos companheiro ? Anauê .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, inicialmente obrigado pela mensagem.
      A Casa de Plínio Salgado possui diversos Lp (vinil) com material musical Integralista, seria necessário entrar em contato com a entidade para obter maiores informações.

      Excluir

Obrigado.