terça-feira, 31 de março de 2015

"Plínio Salgado participa da Marcha da Família com Deus, pela Liberdade"

Hoje, dia 31 de março de 2015, tornou-se uma data histórica no calendário brasileiro, neste dia ocorreu uma "revolução militar" que perdurou durante 20 anos. Diversos setores da sociedade participaram de manifestações populares em favor dos militares, antes das ações que culminaram com o levante. Com a frase "Quem dará o golpe no Brasil?" a população foi as ruas legitimando a intervenção das Forças Armadas no legislativo brasileiro. Os diferentes, comícios, manifestações públicas, passeatas e protestos foram realizados em todo o país, entretanto o mais emblemático foi a "Marcha da Família com Deus, pela Liberdade", realizada em São Paulo - SP. 


Acima capa do jornal Folha de São Paulo,  n°12.969, p.1, capa (Fonte: Acervo Folha de São Paulo).

A marcha percorreu a Praça da República à Praça da Sé, no dia 19 de março de 1964, terminando com uma missa, contando com 500.000 mil presentes, segundo os jornais da época. Diferentes personalidades politicas e civis discursaram ao público, dentre eles o Deputado Federal Plínio Salgado (PRP-SP), proferindo um discurso emblemático no qual apelava as Forças Armadas, segundo o jornal Folha de São Paulo

"(...) o orador seguinte foi o Dep. Plínio Salgado, que dirigiu pergunta às Forças Armadas: Bravos soldados, marinheiros e aviadores de nossa pátria, sereis capazes de erguer vossas armas contra aqueles que querem se levantar, aqueles que se levantam contra a desordem, a subversão, a anarquia, o comunismo? Contra aqueles que querem destruir os lares e a soberania da pátria? Esta manifestação não vos comove? Será possível que permitireis, ainda, que o Brasil continue atado aos titeres de Moscou?(...)" (Folha de São Paulo, n°12.696, p.6). 

Neste discurso podemos perceber as angustias de diversos setores da sociedade, preocupadas com a possibilidade de um golpe comunista no país. Em favor da Constituição e dos princípios democráticos as manifestações ocorreram, entretanto os mesmo princípios foram suprimidos com a deflagração da revolução de 31 de março de 1964, muitos dos próprios oradores da "Marcha da Família com Deus, pela Liberdade", passaram a criticar o regime militar vigente da época, sendo perseguidos pelo governo militar.


Convocação para a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo - SP (Fonte: Arquivo Estadão). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.