terça-feira, 28 de abril de 2015

"Para onde vai o Brasil segundo Plínio Salgado"

Nos últimos dias recebi pelos correios o desconhecido livro "Para onde vae o Brasil?", publicado pela editora Renascença, em 1933, com prefacio de Gilberto Amado. Nesta obra diferentes autores expõem opiniões sobre o momento político do período, sobre a ótica das doutrinas defendidas pelos líderes, dentre eles: comunismo, fascismo, integralismo democracia, socialismo, federalismo e ditadura.  

Entre os diversos autores gostaria de destacar a opinião do idealizador da doutrina do Sigma, o líder Integralista Plínio Salgado. Sua resposta é reveladora, podendo ser aplicada facilmente na atualidade: "(...) O Brasil irá onde as suas elites culturaes e a sua mocidade determinarem. Dito isto, facilimo se torna prever para onde o Brasil já vae indo. O movimento integralista já empolgou a cultura e a juventude do pais. Por toda a parte se levantam centurias de camisas-verdes (...)".


Acima capa da 1° edição do livro "Para onde vae o Brasil?" publicado pela editora Renascença, em 1933. 

Aos interessados em ler a resposta completa do poeta, escritor e político Plínio Salgado presente na rara obra "Para onde vae o Brasil?", disponibilizo abaixo as imagens deste interessante depoimento, que conta com uma analise sóbria e clara da sociedade brasileira. Aconselho aos leitores a aquisição do exemplar para poderem contextualizar a dicotomia de pensamento entre as ideologias e seus defensores que prestaram depoimento no livro. 

 


Acima imagens das páginas 71, 72 e 73 do livro "Para onde vae o Brasil?", 1° ediçãopublicado pela editora Renascença, em 1933. 

2 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/download/b17pigjjfhp0elk/Para+onde+vai+o+Brasil+-+PDF+v2.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Lucas, inicialmente obrigado pelo envio do link. Importante divulgação desta obra rara, pouco conhecida pela historiografia que estuda o tema.

      Excluir

Obrigado.