segunda-feira, 13 de abril de 2015

"Plínio Salgado critica publicamente D. Hélder Câmara"

No início de abril de 2015 o Vaticano surpreendeu o país ao autorizar a abertura do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara (1909-1999), solicitado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Nesse período diferentes matérias de jornais e revistas foram publicadas abordando aspectos da vida e obra de Dom Hélder Câmara, em especial, algumas polêmicas, como sua trajetória na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

A polêmica sobre a presença de Dom Hélder Câmara nas fileiras do Sigma ao longo do tempo já foi abordada inúmeras vezes pela mídia e seus críticos, tendo o próprio respondido a questão ao jornal O Globo quanto a uma acusação do Sr. Gilberto Freyre, declarando o camisa-verde publicamente que pertenceu a Acção Integralista Brasileira: 

"(...) que diz haver sido o atual arcebispo do Recife um fascista em 1945, Defendendo-se o prelado declara: "Jamais neguei que, na mocidade, pertenci à Ação Integralista Brasileira. Entre 23 e 24 anos de idade, vi o mundo como ainda hoje parece vê-lo o professor Gilberto Freyre: irremediavelmente dividido entre capitalismo e comunismo. Um dia descobri que incomparavelmente mais importante do que a divisão entre Leste e Oeste, é a divisão entre Norte e Sul. Isto é: incomparavelmente mais importante do que a divisão entre comunismo e anticomunismo é a distância, cada vez maior, e mais dramática, entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos" (...). 


Acima registro fotográfico de Dom Hélder Câmara discursando a um grupo de Integralistas (Fonte: APERJ). 

A resposta de Dom Hélder Câmara motivou a publicação do artigo "Equívocos de Dom Helder", escrito pelo principal doutrinador da doutrina Integralista Plínio Salgado, publicado nos Diários Associados. Infelizmente o recorte do artigo não traz a data da sua publicação, entretanto é curioso analisar a resposta do ideólogo do Integralismo, criticando publicamente a resposta de Dom Hélder Câmara: 

"Estas declarações demonstram que o arcebispo não chegou a conhecer nem a doutrina nem a ação prática do Integralismo. Acusado de fascista, responde que, realmente, pertenceu à Ação Integralista Brasileira e, nessa resposta, afirma o errado conceito que o Sr. Gilberto Freyre tem daquele movimento hoje considerado, pelos mais insuspeitos, a fonte do atual nacionalismo de que Dom Hélder se fez apóstolo e dos sentimentos de brasileira que têm sido através de todas as nossas crises, o alicerce de sustentação das nossas tradições democráticas, da soberania nacional e das tradições históricas da Pátria.  Deveria o prelado dizer que nunca foi fascista, pois o integralismo não era e não é fascista, mas uma doutrina espiritualista, cristã, nacionalista, sem jacobinismo, preocupado com a justiça social e reformas indispensáveis para atingí-la (...). 


Acima artigo publicado por Plínio Salgado nos Diários Associados, sem data, intitulado "Equívocos de Dom Helder" (Fonte: Acervo Casa de Plínio Salgado). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.