domingo, 10 de maio de 2015

"Parte 2: Homenagem aos Mártires Integralistas de 1938"

Recebi nos últimos dias uma imagem que gostaria de compartilhar com os leitores do blog Populista, trata-se de uma fotografia enviada pelo escritor Sr. Sergio Vasconcellos registrada durante um dos inúmeros encontros familiares. A história sobre a doutrina do Sigma presente na sua família já foi motivo de entrevista, além da publicação de um trabalho acadêmico apresentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, para minha surpresa Vasconcellos enviou esta interessante imagem que demonstra a trajetória de sua da sua família. 


Acima registro fotográfico realizado na década de 1980 dos camisas-verdes, da esquerda para a direita: Manoel, Nilo, Geraldo e Mário (Fonte: Acervo Sergio Vasconcellos).

Nesta foto existe uma intensa história de luta em defesa do Integralismo, segundo o Sr. Sergio Vasconcellos: "Mário foi o primeiro a ingressar para o Integralismo em 1935, as escondidas, porque a família até então era conta o Integralismo, e, a rigor, sendo menor de idade, só poderia participar com autorização dos pais, mas, aos poucos meu tio Mário de Paula Lopes foi vencendo a resistência  anti-Integralista familiar e todos acabaram se filiando a Acção Integralista Brasileira, em 1936. Meu tio Geraldo de Paula Lopes participou da malograda Revolução de 11 de maio de 1938, sendo preso nos jardins do Palácio Guanabara, amargando anos de cárcere em diferentes instituições prisionais, dentre elas; Relação, Ilha Grande e Fernando de Noronha, até ser anistiado junto com os demais Integralistas presos".

Como o leitor pode perceber os presentes nesta fotografia participaram da história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), alguns sendo perseguidos outros presos e posteriormente anistiados. Em nome do blog Populista gostaria de agradecer a contribuição do Sr. Sergio Vasconcellos ao enviar a foto e o texto explicativo sobre o registro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.