segunda-feira, 25 de maio de 2015

"As blusas-verdes na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

Apresento aos leitores do blog uma pequena peça enviada pelo pesquisador Prof. Edgar Serrato desconhecida pela maioria dos estudiosos sobre o tema. Trata-se de um pingente na cor dourada, com o sigma ao centro do mapa do Brasil. Esta pequena joia provavelmente foi confeccionada para a utilização de uma blusa-verde nos anos 1930, infelizmente a ausência de marcação impossibilita uma datação precisa, entretanto devido a sua proveniência pode-se afirmar que a peça é genuinamente do período de existência da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

A grande maioria dos botons utilizados pelos militantes Integralistas eram geralmente usados em seus uniformes, este interessante pingente ao contrario, era ostentado no cotidiano em um belo colar da mesma cor pela sua detentora. As abotoaduras e prendedores de gravata são outros exemplos de peças utilizadas naturalmente pelos camisas-verdes, entretanto a presença deste curioso pingente feminino possibilita termos uma real dimensão da penetração da doutrina do Sigma no cotidiano dos seus membros. 


Acima pingente Integralista utilizado pelas blusas-verdes com o sigma ao centro do mapa do Brasil (Fonte: Arquivo Edgar Serrato). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.