segunda-feira, 29 de junho de 2015

"Jornal Jaraguá indica os principais políticos Integralistas da região"

Em 7 de outubro de 1937, data do sexto aniversario do Manifesto de Outubro de 1932, documento escrito por Plínio Salgado, responsável por lançar a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), o jornal Jaraguá, publicou reportagem sobre os principais políticos da região, alguns inclusive já abordados no blog Populista, como o Chefe Municipal de Jaraguá Ricardo Gruenwaldt. 

Para compreender a história de um período como o conturbado anos 1930 é fundamental estudar seus personagens, que participaram da vida pública regional, com o objetivo de colaborar com as pesquisas sobre a história da Acção Integralista Brasileira, transcrevo a reportagem biográfica sobre os personagens listados no jornal Jaraguá mantendo a grafia original: 

"Companheiro Leopoldo Augusto Gerent: Prefeito Municipal eleito pelo Integralismo, a 1 de Março de 1936, por 1505 votos contra 548 votos. Seu governo tem sido de contento geral, tendo apóz um anno feito diversos melhoramentos, apezar de ter encontrado as verbas orçamentarias completamente gastas".

"Companheiro Dr. Josino Alves da Rocha Loures: Governador da 6° Região, vereador em Joinville e candidato á Deputado Federal pelo Integralismo. Esse companheiro é um dos da primeira hora, sendo um baluarte do Sigma em Sta. Catharina".

"Companheiro Ricardo Gruenwaldt: O Chefe Municipal de Jaraguá, insubstituível pelo seu dynamismo, e espirito de organização. Foi covardemente assassinado a 13 de Agosto de 1937 as 8:30 horas da manhã em sua residencia. Esse assassinato teve a repulsa de todo o Brasil, tendo seu inscripto nas fileiras do Sigma milhares de brasileiros revoltados com esse acto". 



Acima imagem do jornal Jaraguá, publicado no dia 7 de outubro de 1937 (Fonte: Arquivo Público de Jaraguá - SC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.